Última hora

Papa Francisco oferece 30 ventiladores a Hospitais necessitados de Itália e Espanha

27 Março 2020
Papa Francisco oferece 30 ventiladores a Hospitais necessitados de Itália e Espanha
Política
0

O Vaticano anunciou que o Papa Francisco ofereceu 30 ventiladores para hospitais das “zonas mais afetadas” pela pandemia de Covid-19 em Itália e Espanha.
A entrega dos aparelhos vai ser coordenada pela Esmolaria Apostólica, o “braço da caridade” do Papa Francisco, e os bispos das dioceses escolhidas vão identificar os hospitais onde a necessidade é maior, explicou a Santa Sé, em nota divulgada esta sexta feira.
O Papa Francisco doou 30 ventiladores aos hospitais italianos para ajudar a combater a crise de coronavírus (Covid-19), que em Itália causou já mais de 8.000 mortos, informou hoje a Santa Sé.
Os ventiladores foram adquiridos nos últimos dias e entregues a um instituto apostólico da Santa Sé que os vai distribuir nos próximos dias, num gesto simbólico, a alguns hospitais situados nas “áreas mais afetadas pela pandemia”.
“A oração sem caridade não é completa”, afirma o esmoler pontifício, pessoa caritativa, que faz o bem aos pobres e que distribui esmolas, por conta própria ou alheia, o cardeal polaco Konrad Krajewski, que convida todos à generosidade, dentro das próprias possibilidades.
Os ventiladores vão servir para assistir alguns dos mais de 3.700 infetados em estado crítico, em Itália, e mais de 4.150 em Espanha, que estão em unidades de cuidados intensivos em diversos pontos dos países.
Vila do Conde tem uma estreita ligação ao Vaticano e à Santa Sé, uma vez que o vilacondense, natural da freguesia de Rio Mau, Monsenhor António Ferreira da Costa é o tradutor oficial do Papa Francisco.
O Monsenhor António Ferreira da Costa, há mais de duas décadas no Vaticano, é natural de Rio Mau, em Vila do Conde, onde nasceu há 63 anos, e acompanha o Papa para todo o lado.
Bento XVI nomeou-o a 28 de junho de 2011 “Capo Ufficio” da Igreja Católica, ou seja, Chefe de Departamento para os Assuntos Gerais da Secretaria de Estado do Vaticano, divisão na qual já trabalhava.
De acordo com os artigos 41-44 da Constituição Apostólica “Pastor Bonus”, elaborada por João Paulo II, em 1988, a secção dos assuntos gerais ou primeira secção da Secretaria de Estado do Vaticano tem como função “despachar as questões que digam respeito ao serviço quotidiano” do Papa, “quer na solicitude pela Igreja Universal quer nas relações com os dicastérios (departamentos) da Cúria Romana”.
O Chefe de Departamento para os Assuntos Gerais da Secretaria de Estado do Vaticano, Monsenhor António Ferreira da Costa, trata ainda da redação dos documentos que o Papa Francisco lhe confia, executando os atos relativos às nomeações da Cúria Romana, e guarda o selo de chumbo e o Anel do Pescador, insígnias oficiais do Papa.