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Metro do Porto com veículos duplos e menos frequência esta semana devido ao coronavírus

22 Março 2020
Metro do Porto com veículos duplos e menos frequência esta semana devido ao coronavírus
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O Metro do Porto começa na segunda feira a circular com veículos duplos em todas as linhas entre as 6 e as 20 horas, reduzindo a frequência de passagem nas estações devido à pandemia de Covid-19.
Em comunicado, a empresa explica que este modelo de oferta, designado “Saúde e Segurança”, pretende assegurar “os níveis de serviço da Metro do Porto e o cumprimento das orientações de saúde pública quanto ao distanciamento social”.
A Metro do Porto vai ainda ter frequências de passagem “na ordem dos 30 minutos em todas as linhas, exceto na Linha Amarela (D), que terá uma frequência de cerca de 15 minutos”, revelou fonte da empresa que esta semana apontou para uma quebra de 80% na procura do transporte desde segunda feira, altura em que as escolas foram encerradas devido à pandemia.
No comunicado, a empresa explica que vai implementar “uma oferta adequada à situação de estado de emergência vigente no país, dando cumprimento à Resolução do Conselho de Ministros”.
Isto porque, lembra, a procura de transporte está “atualmente limitada às necessidades de mobilidade essenciais e apenas nos casos definidos pelas autoridades”.
“A oferta será monitorizada em permanência, podendo ser ajustada em função da procura registada a cada momento”, avisa a empresa.
O objetivo prioritário “é o cumprimento das recomendações de saúde e segurança e assegurar a eficácia dos procedimentos de autoproteção por parte de todos os clientes”, acrescenta.
A Metro do Porto agradece ainda “a todos os controladores, condutores e pessoal afeto à operação, ao pessoal da manutenção, do material circulante e das infraestruturas – tal como aos parceiros fornecedores de serviços de segurança e de limpeza e a todos os seus colaboradores -, a forma extraordinariamente dedicada como têm vindo a realizar o seu trabalho”.
O número de passageiros no Metro do Porto desceu cerca de 80% devido ao coronavírus (Covid-19), passando de uma média de 270 mil clientes diários em janeiro e fevereiro para pouco mais de 50 mil, revelou a empresa na quarta feira.
“De valores médios próximos dos 270 mil clientes diários em janeiro e fevereiro, passamos agora para valores pouco superiores a 50 mil passageiros em dia útil, no que representa um decréscimo a rondar os 80%”, informou fonte oficial da Metro do Porto.
Todas as máquinas de venda e validadores de bilhetes no Metro do Porto foram na quarta feira desligados devido à pandemia de coronavírus (Covid-19) e o carregamento e validação deixou de ser obrigatório, por tempo indeterminado.
A empresa revelou na segunda feira já ter disponível a “nova solução de limpeza de largo espectro e ampla duração, que permite a impermeabilização de superfícies”, nomeadamente “o interior dos veículos e as zonas de contacto nas estações”.
A Metro referia que, “de acordo com os ensaios realizados” a nova solução de limpeza “será eficaz na eliminação da Covid-19”, acrescentando que ia começar “desde já”, a usar o produto “na limpeza e impermeabilização dos veículos e estações”.
O Metro do Porto foi utilizado por mais de 71 milhões de clientes em 2019.
A empresa opera em sete concelhos com uma rede de seis linhas, 67 quilómetros e 82 estações.