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Mercadona faturou mais de 32 milhões de euros no primeiro ano de atividade em solo português

11 Março 2020
Mercadona faturou mais de 32 milhões de euros no primeiro ano de atividade em solo português
Economia
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A Mercadona faturou mais de 32 milhões de euros em 2019, primeiro ano de atividade em Portugal, em que abriu 10 lojas desde julho, indicou o grupo em comunicado.
A empresa continuou o esforço de investimento no desenvolvimento deste projeto, superior a 220 milhões de euros desde o início da expansão. Deste total, 150 milhões de euros foram investidos em 2019, tendo tido como destino a abertura das lojas, a aquisição de novos terrenos e o arranque do Bloco Logístico da Póvoa de Varzim, entre outros”, referiu a cadeia de supermercados espanhola.
De acordo com a agência Efe, o presidente da Mercadona, Juan Roig, deu conta de planos para abrir 150 lojas em Portugal, mas não indicou qual o período em que o pretende fazer.
O grupo “contribuiu para a criação de riqueza em Portugal através dos 11 milhões de euros pagos em impostos, suportados e cobrados pela Irmãdona Supermercados S.A”, a sociedade que a empresa criou para operar em Portugal, adiantou a Mercadona, no comunicado.
A empresa planeia investir 1.800 milhões de euros em 2020 e abrir mais 150 lojas no país, bem como implementar a nova secção “Pronto a Comer” em mais 460 supermercados em Portugal e Espanha.
Na mesma nota, a empresa espanhola deu conta de que irá “continuar a promover o seu plano de transformação até 2023 e, para esse fim, planeia investir 1.800 milhões de euros em 2020”, sendo que este investimento contempla a abertura de novos supermercados em Espanha (69) e em Portugal (10).
Além disso, a Mercadona irá renovar 160 unidades e implementar a nova secção “Pronto a Comer” em mais 460 supermercados ao longo do ano, entre outros projetos, adiantou o grupo.
No ano passado, a empresa “aumentou o seu investimento em 46%”, atingindo 2.200 milhões de euros, um valor que tem por base “recursos próprios”, indicou a Mercadona. Em 2019, o grupo “registou uma melhoria nas vendas consolidadas em superfície constante de 5%”, para 25.500 milhões de euros, de acordo com os dados divulgados, tendo ainda aumentado os resultados líquidos também em 5%, para 623 milhões de euros.
A empresa terminou 2019 com um total de 90 mil colaboradores “com contrato efetivo, depois de criar 4.200 novos postos de trabalho estáveis e de qualidade, dos quais 600 em Portugal”, realçou o grupo.
Durante o ano passado, a Mercadona “abriu 46 supermercados, dos quais 10 em Portugal, e encerrou 46 lojas que, devido às suas características, não podiam ser ajustadas ao seu novo modelo mais eficiente e sustentável, finalizando o ano com um total de 1.636 supermercados”, lê-se na mesma nota.
O grupo deu ainda “continuidade ao processo de renovação da sua rede de supermercados e fechou o ano com 800 supermercados com o Novo Modelo de Loja Eficiente”, segundo o comunicado.
A cadeia de supermercados espanhola adiantou que “planeia continuar a fortalecer e a otimizar a sua rede logística com a renovação e abertura de novos blocos logísticos e irá continuar a dedicar recursos significativos à transformação digital, outro dos desafios da empresa, e à abertura de um novo armazém online (Colmeia) em Getafe (Madrid)”, sendo que “para todos estes projetos, a empresa criará mais de dois mil empregos estáveis e de qualidade em 2020, entre Espanha e Portugal”, segundo a Mercadona.
O grupo salientou também que realizou no ano passado “um investimento de 44 milhões de euros em 2019” para “impulsionar o seu modelo de negócio responsável e reforçou o seu compromisso com a defesa do meio ambiente, através da incorporação de medidas para produzir de forma sustentável e alcançar um impacto ambiental mais positivo”.