Última hora

Luis Sepúlveda diagnosticado com coronavírus depois de Correntes d’Escritas da Póvoa de Varzim

2 Março 2020
Luis Sepúlveda diagnosticado com coronavírus depois de Correntes d’Escritas da Póvoa de Varzim
Local
0

O Governo das Astúrias confirmou no sábado o primeiro caso de infeção por coronavírus na região, que, segundo a imprensa espanhola, se trata do escritor chileno Luis Sepúlveda, que esteve recentemente em Portugal.
Segundo as autoridades de saúde locais, trata-se de um homem de 70 anos, que se encontra “estável”.
De acordo com o jornal La Voz de Asturias, Luis Sepúlveda é o primeiro caso confirmado na região, estando o escritor em isolamento no Hospital Universitário Central das Astúrias, em Oviedo.
O escritor e a mulher estiverem na Póvoa de Varzim, no festival Correntes d’Escritas, entre 18 e 23 de fevereiro, e os primeiros sintomas surgiram no dia 25, segundo o jornal La Voz de Asturias, tendo Luis Sepúlveda procurado ajuda médica dois dias depois.
A mulher também se encontra em isolamento naquela unidade de saúde, não estando ainda confirmado que está infetada.
Segundo dados de sábado da Organização Mundial de Saúde, Espanha tem atualmente 45 casos confirmados de infeção, não havendo registo de vítimas mortais.
O surto de Covid-19, detetado em dezembro na China e que pode causar infeções respiratórias como pneumonia, provocou pelo menos 2.933 mortos e infetou mais de 85 mil pessoas, de acordo com dados reportados por 58 países e territórios e divulgados às 16 horas de sábado pela Organização Mundial de Saúde.
Além de 2.838 mortos na China, há registo de vítimas mortais no Irão, Coreia do Sul, Itália, Japão, Filipinas, França, Hong Kong e Taiwan e, também, uma vítima nos Estados Unidos da América.
Das pessoas infetadas por Covid-19, mais de 40 mil já recuperaram.
Dois portugueses tripulantes de um navio de cruzeiros encontram-se hospitalizados no Japão com confirmação de infeção.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o surto de Covid-19 como uma emergência de saúde pública internacional e aumentou o risco para “muito elevado”.
Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) registou 70 casos suspeitos de infeção.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) mantém o risco da epidemia para a saúde pública em “moderado a elevado”.