Última hora

Instituto Ricardo Jorge vai fazer despiste a caso suspeito de coronavírus em Cabo Verde

4 Março 2020
Instituto Ricardo Jorge vai fazer despiste a caso suspeito de coronavírus em Cabo Verde
País
0

O Instituto Ricardo Jorge, em Portugal, vai realizar nas próximas horas as análises ao caso suspeito de novo coronavírus em investigação na ilha cabo-verdiana de São Vicente, disse o Diretor Nacional de Saúde de Cabo Verde.
De acordo com Artur Correia, as amostras recolhidas ao paciente suspeito, que chegou no sábado a Cabo Verde, vindo de Portugal, seguem ainda hoje para serem analisadas no laboratório de referência português.
“Se tudo correr normalmente, contamos ter uma resposta amanhã [quarta feira]”, explicou o Diretor Nacional de Saúde de Cabo Verde, Artur Correia, sublinhando tratar-se do primeiro e único caso suspeito do novo coronavírus até ao momento no país.
O responsável acrescentou que Cabo Verde passará a ter capacidade “nos próximos dias” para fazer estes testes de despistagem do Covid-19, epidemia provocada por um novo coronavírus.
“Estamos a instalar os equipamentos. Serão feitas no Laboratório de Virologia do Instituto Nacional de Saúde Pública, aqui em Cabo Verde”, explicou Artur Correia.
O caso suspeito do novo coronavírus em investigação na ilha de São Vicente é um cidadão cabo-verdiano – presumivelmente o escritor Germano de Almeida -, que esteve num evento em Portugal com um caso de Covid-19 confirmado, disse na segunda feira o ministro da Saúde de Cabo Verde.
O anúncio foi feito pelo governante, Arlindo do Rosário, numa declaração à imprensa ao início da noite, no Hospital Dr. Baptista de Sousa, no Mindelo, ilha de São Vicente, mas sem adiantar mais pormenores ou identificando a pessoa em questão, que já se encontra internado e em situação “estável” naquela unidade hospitalar.
O ministro da Saúde disse apenas que o caso se enquadra nos requisitos para ser analisado e despistado como tal e que a pessoa em causa esteve recentemente em Portugal, “num evento com um caso” do novo coronavírus “confirmado”.
Este anúncio surgiu pouco depois de o escritor cabo-verdiano Germano de Almeida ter confirmado à comunicação social local que, devido à sua participação num festival literário em Portugal juntamente com o escritor chileno Luís Sepúlveda, diagnosticado com o novo coronavírus, iniciou, na ilha de São Vicente, um período de quarenta, de forma voluntária.
O escritor cabo-verdiano, de 74 anos, vencedor em 2018 do Prémio Camões, regressou ao Mindelo no sábado, depois de ter participado no festival literário Correntes d’Escritas, realizado de 15 a 23 de fevereiro na Póvoa de Varzim.