Última hora

Idosas de Matosinhos morrem com Covid-19 no Hospital da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde

31 Março 2020
Idosas de Matosinhos morrem com Covid-19 no Hospital da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde
Local
0

Duas utentes do Lar do Centro Social de Leça do Balio, em Matosinhos, que eram colegas de quarto, morreram ontem vítimas de infeção pelo novo coronavírus, confirmou o presidente da instituição, Francisco Araújo.
As idosas, de 74 e 91 anos, estavam hospitalizadas há mais de 10 dias no Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, distrito do Porto, de onde foram transferidas no domingo para o Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde, onde morreram esta segunda feira, disse o presidente.
Francisco Araújo explicou que estas utentes eram “frágeis e tinham várias doenças acumuladas”, tendo sido internadas por “problemas normais de que padeciam” e não devido ao vírus da Covid-19.
“Só depois de estarem hospitalizadas é que lhe fizeram os testes, os quais deram positivo”, afirmou.
Uma delas esteve internada no final de janeiro com diagnóstico de Gripe A, referiu Francisco Araújo, acrescentando que a outra utente também tinha “hospitalizações frequentes”.
O lar, com 35 utentes, tem agora 32, depois da morte das duas mulheres e de um outro utente ter ido para casa por decisão da família.
Destes 32 utentes, só cinco, nomeadamente os mais debilitados, é que fizeram os testes à Covid-19, cujos resultados ainda não são conhecidos, referiu o responsável do Centro Social de Leça do Balio.
Além dos utentes, Francisco Araújo revelou que duas funcionárias, igualmente com problemas de saúde, estão infetadas pelo novo coronavírus, estando agora em isolamento.
“Além destas duas trabalhadoras que estão afastadas, temos entre 20 a 24 outras de quarentena por terem estado em contacto com as duas idosas que vieram agora a morrer”, revelou.
No relatório de 31 de março sobre a Covid-19, a Direção-Geral da Saúde (DGS) apresenta 34 casos confirmados de infeção em Vila do Conde e regista 15 na Póvoa de Varzim, registando uma descida de 14 casos.
Portugal tem 7443 casos confirmados e 160 mortes provocados por Covid-19. Até esta terça feira foram registadas 160 mortes causadas por Covid-19 (mais 20 do que na segunda feira) e um total de 7443 pessoas infectadas em Portugal, mais 1035 do que na segunda feira. Os números foram divulgados no boletim epidemiológico da Direcção-Geral da Saúde (DGS), que atualiza os dados diariamente. A taxa de crescimento de casos de infecção de segunda para terça feira foi de 16%.
Há 627 pessoas internadas e 188 nos cuidados intensivos (mais 24 do que na segunda feira). Há ainda 4610 pessoas a aguardar resultados laboratoriais. A maioria das vítimas mortais (84%) tem mais de 80 anos.