Última hora

Idosa diagnosticada com Covid-19 no Lar da Terceira Idade da Misericórdia de Vila do Conde

30 Março 2020
Idosa diagnosticada com Covid-19 no Lar da Terceira Idade da Misericórdia de Vila do Conde
Local
0

Uma mulher com 91 anos de idade é o primeiro caso de Covid-19 no Lar da Terceira Idade da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde, informou esta segunda feira a instituição em comunicado.
“A utente teve alteração no seu estado clínico, sendo o sintoma apresentado febre súbita, detetada por um profissional de saúde no dia 28 de março” refere a Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde, e explica que “a mesma foi imediatamente isolada, monitorizado o seu estado de saúde e ativada a Linha de Saúde 24”, tendo sido transferida no mesmo dia pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) para o Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde.
“A Instituição ativou assim a Fase C do Plano de Contingência que consiste na abertura de uma instalação dedicada a doentes COVID. Esta instalação está fisicamente isolada e independente das demais instalações e serviços que acolhem os nossos utentes”, informa a Instituição em comunicado.
“Já foram diligenciadas todas as medidas de comunicação previstas com a Delegação de Saúde Local, assim como informados todos os profissionais e famílias dos nossos utentes do Lar de Terceira Idade”, continua a comunicação da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde.
“Estamos ativos nas medidas do Plano de Contingência, e acreditamos que continuaremos a proteger e a cuidar bem dos nossos utentes e colaboradores.
Estamos dedicados à monitorização/vigilância de sinais e sintomas de todos os utentes e colaboradores”, torna público, em comunicado, a Instituição.
A idosa teve alta esta segunda feira dado que o seu “quadro clínico está estável”, sublinha a nota da instituição vilacondense.
No relatório de 30 de março sobre a Covid-19, a Direção-Geral da Saúde (DGS) apresenta 39 casos confirmados de infeção em Vila do Conde e regista 24 na Póvoa de Varzim.
Portugal tem 6408 casos confirmados e 140 mortes provocados por Covid-19.
Portugal encontra-se em Estado de Emergência desde as 00:00 de quinta feira, 19 de março, até às 23:59 de 2 de abril.
Em Estado de Emergência, siga as recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS). Seja um Agente de Saúde Pública. Proteja-se a si. E aos outros. Fique em casa. Por si. Pelos seus. Por Vila do Conde. Pela Póvoa de Varzim. Por todos. Por Portugal.