Última hora

Hospital Senhor do Bonfim de Vila do Conde vai poder receber doentes infetados com Covid-19

31 Março 2020
Hospital Senhor do Bonfim de Vila do Conde vai poder receber doentes infetados com Covid-19
Local
0

O Hospital Senhor do Bonfim, unidade de saúde privada localizada na freguesia de Touguinhó, em Vila do Conde, vai receber doentes infetados com o vírus da Covid-19, confirmou a presidente da Câmara Municipal local.
Elisa Ferraz explicou que a iniciativa surgiu através de uma pareceria estabelecida entre o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e o grupo Trofa Saúde, que em 2018 adquiriu a unidade, estando já a ser preparadas as instalações e o pessoal médico e auxiliar para que a partir de 6 de abril o hospital esteja apto a receber os pacientes.
“Foi criado um circuito próprio dedicado à Covid-19, com uma área de consulta e rastreio exclusiva para estes casos, assim como alas de internamento dedicadas para estes doentes e apoiadas por uma unidade de cuidados intensivos”, explicou a autarca vilacondense.
O Hospital Senhor do Bonfim vai alocar, numa primeira fase, à unidade de cuidados intensivos seis ventiladores, mas poderá acrescentar pelo menos mais dois, caso seja necessário.
Segundo Elisa Ferraz, com a integração do Hospital Senhor de Bonfim no combate à Covid-19 “Vila do Conde fica com uma capacidade ampliada de resposta às necessidades dos cuidados saúde”, complementando a ação do Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde, unidade pública que também se está a adaptar para receber pacientes infetados.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia de Covid-19, já infetou mais de 791 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 38 mil. Dos casos de infeção, pelo menos 163 mil são considerados curados.
Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.
Em Portugal, que está em Estado de Emergência desde as 00:00 horas de 19 de março e até às 23:59 horas de 2 de abril, registaram-se 160 mortes e 7.443 casos de infeções confirmadas, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde (DGS).