Última hora

Governo antecipa impacto de 2 mil ME por mês com medidas de apoio à família e ao trabalho

17 Março 2020
Governo antecipa impacto de 2 mil ME por mês com medidas de apoio à família e ao trabalho
País
0

As medidas de apoio às famílias e de manutenção de postos de trabalho, avançadas pelo Governo perante o desenvolvimento do novo coronavírus, vão ter um impacto de dois mil milhões de euros por mês, estimou a ministra do Trabalho.
“Só nas medidas de apoio às famílias e de manutenção dos postos de trabalho que aprovámos, nós temos um impacto previsível de cerca de dois mil milhões de euros por mês”, disse Ana Mendes Godinho.
Segundo a ministra, a situação, neste momento, impõe que o executivo tenha de “estar permanentemente a avaliar as medidas que devem ser tomadas com a preocupação de não se saber quanto tempo durará esta situação”.
A governante explicou que, neste momento, só é possível detalhar o custo associado à medida de apoio às famílias, que se fixa em 294 milhões de euros e é definido em função do número de agregados com crianças até aos 12 anos, ou seja, 750 mil pessoas.
Já o gasto associado às outras medidas é calculado por trabalhador, portanto, “os cenários são vários, conforme a variação da situação”, referiu Ana Mendes Godinho.
O coronavírus responsável pela pandemia da Covid-19 infetou cerca de 170 mil pessoas em todo o mundo, das quais 6.850 morreram. Das pessoas infetadas, mais de 75 mil recuperaram da doença.
O surto começou na China, em dezembro, e espalhou-se por mais de 145 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.
Portugal está em estado de alerta desde sexta feira, e o Governo colocou os meios de proteção civil e as forças e serviços de segurança em prontidão.
Entre as medidas para conter a pandemia, o Governo suspendeu as atividades letivas presenciais em todas as escolas, e impôs restrições em estabelecimentos comerciais e transportes.