Última hora

Se for do Norte e tiver sintomas suspeitos de coronavírus pode sempre ligar para 220 411 190

27 Março 2020
Se for do Norte e tiver sintomas suspeitos de coronavírus pode sempre ligar para 220 411 190
Local
0

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte criou uma linha telefónica para rastrear utentes da região que apresentem sintomas de febre, tosse ou falta de ar. Numa mensagem enviada por telefone, a Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte apela: “COVID 19: Se tem sintomas de febre ou tosse ou falta de ar, contacte o número 220411190”.
A criação desta linha segue-se à decisão de determinar o isolamento profiláctico para todos os cidadãos que regressem do estrangeiro, independentemente de onde vierem, por um período de 14 dias.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, decretou o Estado de Emergência em Portugal na passada quarta feira – aprovado pelo parlamento, depois de parecer favorável do executivo – que prevê a possibilidade de confinamento obrigatório compulsivo dos cidadãos em casa e restrições à circulação na via pública, a não ser que seja justificada.
Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.
O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) classificou o novo coronavírus como um “inimigo da Humanidade”, detetado inicialmente na cidade de Wuhan, na República Popular da China, em dezembro de 2019.
Portugal encontra-se em Estado de Emergência desde as 00:00 de quinta feira, 19 de março, até às 23:59 de 2 de abril.
Em Estado de Emergência, siga as recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS). Seja um Agente de Saúde Pública. Proteja-se a si. E aos outros. Fique em casa. Por si. Pelos seus. Por todos. Por Portugal.