Última hora

Fábrica de painéis solares da Energie na Póvoa de Varzim já retomou a laboração após o incêndio

4 Março 2020
Fábrica de painéis solares da Energie na Póvoa de Varzim já retomou a laboração após o incêndio
Economia
0

A fábrica de painéis solares da Energie na Póvoa de Varzim retomou a laboração após o incêndio que, na quarta feira da semana passada, destruiu parte das instalações, devendo a situação estar totalmente normalizada em duas semanas, anunciou a empresa.
Em comunicado, a Energie diz estar já “a preparar as próximas encomendas, de 132 equipamentos, que até ao final desta semana irão diretamente para a Irlanda e Dubai”.
“Estamos a preparar 52 painéis solares termodinâmicos destinados a habitações na Irlanda e 80 painéis solares termodinâmicos para aquecimento de águas de grande volume com destino ao Dubai”, afirma o presidente executivo da empresa.
Segundo Luís Rocha, apesar de o incêndio da semana passada ter destruído parte das instalações da Energie, nomeadamente a zona onde estavam armazenadas as matérias-primas e o anfiteatro da empresa, “foi possível colocar a unidade de produção a funcionar”.
“Graças ao apoio de todos os colaboradores e de várias pessoas e entidades, conseguimos, durante os últimos dias, colocar parte da produção em funcionamento, de forma a dar resposta às encomendas”, sustenta, acrescentando que a “resposta muito rápida” obtida por parte dos fornecedores permitiu também “repor algumas das matérias-primas e voltar a trabalhar”.
Com reparações no telhado ainda a decorrer, o presidente da Energie prevê que a fábrica esteja a laborar com total normalidade dentro de duas semanas.
“Acredito que dentro de 15 dias estaremos a produzir em velocidade cruzeiro. Nenhuma encomenda está em risco e rapidamente iremos recuperar os atrasos provocados pelo incêndio. Até ao final do mês, vamos terminar a produção de 180 painéis solares termodinâmicos para Itália”, diz Luís Rocha.
Instalada na Zona Empresarial de Laúndos, na Póvoa de Varzim, a Energie apresenta-se como “a única empresa 100% portuguesa a produzir painéis solares na área do aquecimento de água sanitárias e aquecimento central”, exportando para mais cerca de 50 países.
A empresa diz ser “responsável pela eficiência energética de vários edifícios de referência, desde a cadeia Mcdonald’s em Espanha e Itália, passando pelo Ministério da Indústria espanhola ou o Vaticano, onde estão instalados quatro sistemas de 500 litros para a Guarda Suíça”.
Em janeiro, a empresa portuguesa iniciou a construção de uma nova unidade produtiva, com cerca de 1.500 metros quadrados (a somar aos 4.500 metros quadrados atuais), num investimento de um milhão de euros.
Fundada em 1981, a Energie produz painéis solares termodinâmicos com aplicações no domínio do aquecimento central, das águas quentes sanitárias, da climatização de piscinas e do aquecimento de águas de grande volume.