Última hora

Empresa vilacondense converte armazém em Centro de Triagem Covid-19 na Póvoa de Varzim

27 Março 2020
Empresa vilacondense converte armazém em Centro de Triagem Covid-19 na Póvoa de Varzim
Local
0

O Centro de Triagem Covid-19, localizado no edifício do antigo armazém militar da Póvoa de Varzim, contíguo ao Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde, vai entrar em funcionamento na próxima segunda feira.
A Lucios, empresa de Vila do Conde de construção civil, foi a responsável pela obra que, em seis dias, permitiu criar as instalações do novo Centro de Triagem Covid-19 do Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde.
“O Centro de Triagem Covid-19 que está prestes a entrar em funcionamento junto ao Hospital da Póvoa de Varzim é o exemplo de como pequenas obras podem ter um grande impacto. A intervenção, realizada em apenas seis dias pela Lucios Serviços e Manutenção, Lucios Engenharia e Construção e diversos outros parceiros, permitiu converter de forma rápida um armazém que estava sem uso num equipamento que, face ao contexto de pandemia atual, será da maior necessidade no controlo do contágio por Covid-19”, tornou público, em comunicado, a empresa de Vila do Conde.
“A obra foi concretizada num edifício adjacente ao Hospital da Póvoa de Varzim, cedido pela Câmara Municipal. Todo o interior necessitou de ser totalmente adaptado para receber com a máxima garantia de segurança e higiene os utentes que dele venham a necessitar e os profissionais de saúde que aqui realizem o seu indispensável trabalho. O desenho do interior deste Centro de Triagem contou mesmo com a colaboração do corpo clínico, de forma a adaptá-lo da forma mais eficaz à sua função”, informou, em comunicado, a Lucios.
“A necessidade deste equipamento e o contexto atual que o país e o mundo atravessam tornaram ainda mais rápida a resposta destas duas empresas do Grupo Azevedo’s e a mobilização dos seus profissionais na concretização deste projeto, concluído em cerca de uma semana”, continuou, em comunicado, a Lucios.
“No futuro, quando o Centro de Triagem Covid-19 deixar de ser necessário, este espaço irá albergar os serviços administrativos no Hospital, obra já ganha pela Lucios Serviços e Manutenção em concurso público”, diz, por fim, o comunicado da Lucios.
O presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, visitou esta sexta feira as obras de adaptação e montagem dos equipamentos. Aires Pereira avançou que este Centro vai ter uma área de entrada e triagem e uma outra exclusivamente reservada para as pessoas que testarem positivo ao novo coronavírus (Covid-19).
“Devemos isolar o nosso hospital, até porque há outros utentes a precisar de cuidados médicos. Nesse sentido, e de acordo com o que foi atempadamente acertado com as estruturas de saúde, vamos ter um Centro de Recepção e Triagem a doentes Covid-19 no edifício contíguo ao hospital”, explicou o Aires Pereira.
Com 75 anos de história, a Lucios, com sede em Vilar do Pinheiro, Vila do Conde, é uma empresa do setor da construção em Portugal, tendo obras um pouco por todo país e, também, pelo mundo.