Última hora

Elisa Ferraz confirma 10 casos de coronavírus nos Concelhos de Vila do Conde e na Póvoa de Varzim

21 Março 2020
Elisa Ferraz confirma 10 casos de coronavírus nos Concelhos de Vila do Conde e na Póvoa de Varzim
Local
0

Dados oficiais da Delegação de Saúde de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim dizem que “nestes dois concelhos estão confirmados 10 casos de coronavírus, aos quais acrescem 15 suspeitas a serem investigadas e 103 pessoas em vigilância ativa, considerando os contactos de alto risco que mantiveram”, tornou público, em comunicado, Elisa Ferraz, Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde.
“O momento atual caracteriza-se por uma enorme incerteza perante um inimigo invisível que a todos pode atacar.
O Coronavírus instalou-se no mundo, no nosso País e naturalmente também neste nosso Concelho.
À data de hoje, e são dados oficiais emanados pela Delegação de Saúde de Vila do Conde e Póvoa de Varzim, nestes dois Concelhos, estão confirmados 10 casos, a que acrescem 15 suspeitos a serem investigados e 103 pessoas em vigilância ativa, considerando os contactos de alto risco que mantiveram.
Sou Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, eleita pelos vilacondenses. Assumo com determinação a responsabilidade que nos cabe, a mim e ao meu executivo, na implementação, em estrita proximidade com o Governo e as Autoridades de Saúde, as medidas consideradas mais adequadas para enfrentar este preocupante momento.
Tenho com o meu executivo, desde o início do mês, desenvolvido um trabalho empenhado na busca constante de alternativas para a resolução de um problema para o qual, em consciência, nenhum de nós tem soluções.
Em tempo oportuno, decidimos proceder ao encerramento de todos os equipamentos municipais, sejam desportivos, lúdicos ou culturais.
Foram também cancelados todos os atendimentos presenciais nos espaços Municipais.
Cancelamos a realização de feiras, encerramos as esplanadas e reduzimos os horários dos mercados municipais.
Todas as medidas preventivas foram tomadas em perfeita articulação com as mais diversas autoridades e entidades envolvidas, sempre no sentido de evitar o aglomerado de pessoas, minimizando-se assim o risco de contágio.
Reuni com todos os Presidentes de Junta do Concelho, articulei com os parceiros da rede social concelhia criando uma dinâmica de intervenção mais adequada ao momento e demos celeridade ao pagamento dos apoios/subsídios a todas as autarquias de Freguesia e a uma grande parte das Associações do Concelho, com particular relevância para as de caráter social, as IPSS e as Conferências Vicentinas, proporcionando assim mais e melhores condições para que de imediato possam fazer face a compromissos junto das comunidades que servem.
Em reunião de Câmara realizada no dia de ontem, com a presença dos Vereadores eleitos pelas diferentes forças políticas, nomeadamente da NAU, do Partido Socialista e da coligação PSD-CDS, foi manifestada a total disponibilidade de colaboração entre todos, repudiando-se qualquer aproveitamento político feito em torno deste assunto.
É o momento oportuno para junto de todos vós concretizar a proximidade que é o foco da minha atuação politica.
Assim, anuncio-vos o “Programa Estamos Aqui”, que na sua diversidade de prestação de serviços a nível psicológico, disponibilização de bens essenciais, alimentares e de saúde e a criação de plataforma específica de uma rede de voluntários no Concelho. Desde já convido todos os envolvidos em dinâmicas e iniciativas já existentes neste âmbito que se associem a nós de modo a que possamos desenvolver uma resposta concelhia concertada.
Entre as 9 e as 20 horas, podem aceder pelo telefone 252 248 400 a este “Programa Estamos Aqui”.
No “Estamos Aqui” centralizaremos um apoio permanente e efetivo a todos os que nos contactarem.
Permitam-me que neste momento manifeste uma preocupação acrescida para com os mais desprotegidos face a esta nova realidade.
Para os que já estão identificados pelos nossos Serviços de Ação Social e para aqueles que no curto prazo provavelmente passarão a estar, preparamos o Programa de intervenção social concelhia que designamos por “Estamos Aqui”. Sim, caros vilacondenses, estamos aqui, Câmara Municipal e totalidade dos parceiros da rede social para dizer “Presente” às dificuldades de cada munícipe.
Para dar corpo a este programa precisamos que toda a sociedade civil se envolva. Apelamos a toda a nossa comunidade, particulares, empresas, restaurantes com take away e instituições que se associem a este programa.
A partir da próxima 2.ª feira estaremos em condições de iniciarmos este nosso programa “Estamos Aqui”.
Nenhum de nós viveu um momento tão crítico. Mantenhamos a tranquilidade necessária para que juntos possamos ultrapassar tão grande adversidade.
É momento de agradecer a todos os colaboradores desta autarquia, a todos os parceiros da Rede Social, mas, muito especialmente, permitam-me a todos os profissionais de saúde que, na linha da frente, excedendo-se nos limites das suas forças, estão a zelar pela saúde dos portugueses e dos vilacondenses.
Por si, por todos nós, cumpra as determinações que lhe são pedidas.
Proteja-se. Se possível, fique em casa.
Nós Estamos Aqui”, tornou público, em comunicado, Elisa Ferraz, Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde.