Última hora

DGS diz que desinfeção das ruas não tem efeito na contenção do contágio de coronavírus

25 Março 2020
DGS diz que desinfeção das ruas não tem efeito na contenção do contágio de coronavírus
País
0

A directora-geral da saúde afirmou esta quarta feira que não há evidência científica que as desinfeções de vias e espaços públicos sejam eficazes contra o contágio pelo novo coronavírus.
“Para a doença Covid-19 não há nenhuma evidência científica que sejam eficazes [as desinfeções] e portanto não é uma medida que se recomende”, afirmou Graças Freitas na conferência de imprensa diária no Ministério da Saúde, em Lisboa.
Para a diretora-geral da saúde, “não é prioritário ter trabalhadores a desinfetar ruas”, para combater o contágio pelo novo coronavírus, como acontece em algumas autarquias, porque não há qualquer certeza que tenha influência.
“O que vai travar a Covid-19 é estarmos distantes uns dos outros”, frisou Graça Freitas.
Várias autarquias de norte a sul do país iniciaram há vários dias trabalhos de lavagem e desinfeção preventiva nas vias e nos espaços públicos dos respetivos concelhos, numa tentativa de minimizar os riscos de contágio da covid-19.
Vila do Conde e Póvoa de Varzim seguem a tendência e fazem há vários dias a desinfeção diária de vias e espaços públicos.
A Direção-Geral da Saúde não divulga dados da infecção por Covid-19 município a município, mas é certo que nos concelhos de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim existem 19 casos confirmados, 15 suspeitas e 127 vigilâncias, à data de 23 de março de 2020.
Em Portugal, há 43 mortes, mais 10 do que na segunda feira, e 2.995 infeções confirmadas, segundo o balanço feito pela Direção-Geral da Saúde, que regista 633 novos casos em relação a terça feira.
O boletim epidemiológico diário da DGS indica que estão confirmadas 20 mortes na região Norte, 10 na região Centro, 12 na região de Lisboa e Vale do Tejo e uma no Algarve.
Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 00h00 de 19 de março e até às 23h59 de 2 de abril.