Última hora

Dados da DGS dizem que Vila do Conde tem 15 casos de Covid-19 e Póvoa de Varzim regista 15

27 Março 2020
Dados da DGS dizem que Vila do Conde tem 15 casos de Covid-19 e Póvoa de Varzim regista 15
Local
0

No relatório de 27 de março sobre a Covid-19, a Direção-Geral da Saúde (DGS) apresenta 15 casos confirmados de infeção em Vila do Conde e 15 na Póvoa de Varzim.
Ontem, a DGS tinha informado que havia 12 casos de Covid-19 em Vila do Conde e 13 na Póvoa de Varzim
A Direção-Geral da Saúde (DGS) não divulgava dados da infeção por Covid-19 município a município, mas começou a fazê-lo desde ontem e já aparecem os Concelhos de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim, com 15 casos em cada um dos municípios, 30 na região.
Os números assustam, mas a mensagem mais importante deve ser o reforço das medidas de prevenção que têm sido divulgadas pela Direção-Geral da Saúde, o cumprimento das determinações e não o conhecimento de que se tem um vizinho doente. Esse, se for conhecido, está em isolamento. Temos que adoptar comportamentos de segurança como se qualquer pessoa estivesse infectada e não apenas quando sabemos quem está.
Os concelhos de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim foram notícia pelo país inteiro no passado domingo, pelas imagens com aglomerados de pessoas a passearem pela Marginal que liga os dois municípios.
Sete pessoas foram detidas este domingo pelas forças de segurança por crime de desobediência no âmbito do Estado de Emergência, disse o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita.
O Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, decretou o Estado de Emergência na passada quarta feira – aprovado pelo parlamento, depois de parecer favorável do executivo – que prevê a possibilidade de confinamento obrigatório compulsivo dos cidadãos em casa e restrições à circulação na via pública, a não ser que seja justificada.
Portugal encontra-se em Estado de Emergência desde as 00:00 de quinta feira, 19 de março, até às 23:59 de 2 de abril.
Em Estado de Emergência, siga as recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS). Seja um Agente de Saúde Pública. Proteja-se a si. E aos outros. Fique em casa. Por si. Pelos seus. Por Vila do Conde. Pela Póvoa de Varzim. Por todos. Por Portugal.