Última hora

Comunidade chinesa de Vila do Conde oferece 1500 máscaras cirúrgicas à Câmara Municipal

23 Março 2020
Comunidade chinesa de Vila do Conde oferece 1500 máscaras cirúrgicas à Câmara Municipal
Local
0

A comunidade chinesa residente em Vila do Conde doou hoje 1500 máscaras cirúrgicas à Câmara Municipal, juntando-se ao esforço das autoridades para evitar a propagação da pandemia de coronavírus (Covid-19).
A ação foi dinamizada por um grupo de jovens pertencentes a esta comunidade chinesa que reside em Vila Conde, e que é uma das maiores do país, sendo agora a autarquia responsável por distribuir o equipamento às unidades de saúde e instituições locais.
“Já entregámos metade [750] ao Centro Hospitalar de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim e estamos a contactar as instituições locais de âmbito social para fazer o levantamento de quem mais precisa deste equipamento para ceder o resto”, disse a presidente da câmara, Elisa Ferraz.
A autarca explicou que este grupo de jovens continua a movimentar-se junto da sua comunidade para conseguir ainda mais equipamentos do género, agradecendo “o grande gesto de solidariedade demonstrado”.
“Já há algum tempo tínhamos contactado os responsáveis desta grande comunidade chinesa que temos no concelho para os sensibilizar que qualquer apoio às instituições locais seria bem-vindo, e tocou-me muito que a resposta tenha sido positiva e dinamizada por um grupo de jovens”, partilhou Elisa Ferraz.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, decretou o estado de emergência na passada quarta feira – aprovado pelo parlamento, depois de parecer favorável do executivo – que prevê a possibilidade de confinamento obrigatório compulsivo dos cidadãos em casa e restrições à circulação na via pública, a não ser que seja justificada.
O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) classificou o novo coronavírus como um “inimigo da Humanidade”, detetado inicialmente na cidade de Wuhan, na República Popular da China, em dezembro de 2019.