Última hora

Câmara de Vila do Conde disponibiliza cuidados de saúde e alimentos em tempos de pandemia

23 Março 2020
Câmara de Vila do Conde disponibiliza cuidados de saúde e alimentos em tempos de pandemia
Local
0

A Câmara Municipal de Vila do Conde coloca hoje em prática um programa de apoio social, disponibilizando serviços de saúde e alimentos a toda a população afetada pela crise da pandemia de coronavírus (Covid-19).
Segundo a autarquia, a medida, apelidada ‘Estamos Aqui’, dará “apoio permanente e efetivo a todos os que a requisitarem”, e poderá ser ativada, por telefone, nos serviços da Câmara Municipal, entre as 9 e as 20 horas.
“O programa ‘Estamos Aqui’ engloba, na sua diversidade, prestação de serviços a nível psicológico, disponibilização de bens essenciais, alimentares e de saúde e a criação de plataforma específica de uma rede de voluntários no concelho”, anunciou Elisa Ferraz, presidente da Câmara.
Elisa Ferraz revelou que, na sexta feira, “pelos dados oficiais emanados pela Delegação de Saúde de Vila do Conde e Póvoa de Varzim, nestes dois concelhos, estão confirmados 10 casos [de contágio da covid-19], a que acrescem 15 suspeitos a serem investigados e 103 pessoas em vigilância ativa”.
A presidente de Câmara manifestou “uma preocupação acrescida para com os mais desprotegidos do concelho”, garantindo que todas as pessoas “identificadas pelos serviços de ação social do município” serão alvo de especial atenção do programa ‘Estamos Aqui’, pedindo o apoio da sociedade civil para lhe dar seguimento.
“Apelamos a toda a nossa comunidade, particulares, empresas, restaurantes com ‘take away’ e instituições que se associem a este programa. Nenhum de nós viveu um momento tão crítico. Mantenhamos a tranquilidade necessária para que juntos possamos ultrapassar tão grande adversidade”, disse Elisa Ferraz.
A autarca referiu, ainda, que “foi dada celeridade ao pagamento dos apoios/subsídios a todas as autarquias de freguesia e a uma grande parte das associações do concelho, com particular relevância para as de caráter social, as IPSS e as Conferências Vicentinas”.
Portugal encontra-se em Estado de Emergência desde as 00:00 de quinta feira até às 23:59 de 02 de abril.