Última hora

Câmara da Póvoa de Varzim vai controlar entrada de pessoas na cidade no fim de semana

27 Março 2020
Câmara da Póvoa de Varzim vai controlar entrada de pessoas na cidade no fim de semana
Local
0

A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim garantiu hoje que está preparado o dispositivo de controlo de entrada de pessoas na cidade, no fim de semana, como forma de prevenção da propagação da pandemia da Covid-19.
“Em articulação com as forças policiais e a proteção civil preparamos um controlo de entrada de pessoas na cidade, para ser aplicado este fim de semana. Quem não residir na Póvoa de Varzim e não tiver motivos de força maior para cá vir, não iremos permitir a sua circulação. Vamos também fechar a marginal ao trânsito e a polícia municipal estará nas ruas a aconselhar as pessoas a ficarem em casa”, disse Aires Pereira, presidente da autarquia.
O autarca da Póvoa não quer que se repita “a anormal e incompreensível afluência de pessoas que se registou na marginal da cidade no passado domingo” e decretou, ainda, o encerramento dos passadiços junto às praias do norte do concelho, garantindo que essas estruturas serão vigiadas pela Polícia Marítima.
A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim decidiu também encerrar ao público os dois cemitérios da cidade, e anunciou que o mercado municipal, que está aberto apenas três dias por semana – quarta-feira, sexta-feira e sábado -, terá o número de entradas simultâneas no espaço controladas.
Aires Pereira divulgou, ainda, que a autarquia reservou um hotel na cidade, exclusivamente para os profissionais de saúde que trabalhem no Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde, e que pode ser usado sempre que os mesmos o entenderem.
Também nessa unidade de saúde que serve as duas cidades foi já montada, num edifico contíguo e que é pertença da autarquia, uma unidade dedicada apenas aos casos de Covid-19, permitindo separar esses pacientes dos restantes casos de saúde que o hospital continua a tratar.
Quanto a medidas de âmbito social, o presidente da Câmara da Póvoa de Varzim revelou que desde a última semana já foram servidas 350 refeições, em regime de ‘take away’, e 36 cabazes de alimentos a pessoas e famílias com comprovadas carências financeiras.
Foi também reforçado o Fundo Social de Emergência Social, para pessoas em situações de extrema necessidade, que vai apoiar no pagamento de rendas, medicamentos, e contas de água, luz e eletricidade.
A autarquia tem também promovido uma ligação telefónica diária a cada um dos 129 idosos inscritos nos centros ocupacionais do município, para aferir eventuais necessidades, e criou uma linha de apoio psicológico.