Última hora

Avião com material proveniente da China voltou sem reagentes para testes e ventiladores

28 Março 2020
Avião com material proveniente da China voltou sem reagentes para testes e ventiladores
País
0

O avião da Hi Fly que aterrou ontem à noite em Lisboa com material médico para ajudar Portugal a mitigar a pandemia de Covid-19 chegou apenas com 24 das 35 toneladas previstas, faltando os reagentes para testes e os ventiladores.
Fonte da transportadora disse que o carregamento de reagentes para os testes à doença provocada pelo SARS-CoV-2 e os ventiladores ainda não estava pronto para ser enviado e, por isso, a aeronave apenas voltou com 24 das 35 toneladas previstas.
A mesma fonte acrescentou que está agendada uma segunda viagem na próxima quinta feira, 02 de abril, para ir buscar o material em falta.
O Airbus A340 da Hi Fly aterrou na noite desta sexta feira no aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, pelas 20:10 horas.
A bordo da aeronave vieram materiais para ajudar o país a combater a propagação da Covid-19, como por exemplo luvas, máscaras e fatos de proteção.
Inicialmente, a companhia aérea anunciou que previa transportar os reagentes para os testes e os ventiladores, o que não se veio a concretizar.
O avião da Hi Fly partiu de Lisboa na quinta feira com destino a Xangai, na China, e regressou ao início da noite desta sexta feira.
O Airbus A340 tinha numa fase inicial previsto fazer esta viagem na última sexta feira, mas, segundo fonte da companhia, questões relacionadas com autorizações das autoridades chinesas e logísticas, dado que o material teria de estar todo no mesmo local para ser carregado para o avião, atrasaram a viagem.
O voo, que foi fretado pela Mirpuri Foundation – fundação ligada à família proprietária da Hi Fly -, conta ainda com o apoio de diversas entidades públicas e privadas.
A Fundação Mirpuri Foundation fez, ainda, um donativo adicional de 100.000 euros para viabilizar esta operação.