Última hora

ARS-N denuncia falsa campanha para Centros de Saúde de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim

30 Março 2020
ARS-N denuncia falsa campanha para Centros de Saúde de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim
Local
0

A Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte) alertou hoje para a existência de uma falsa campanha de solidariedade, a circular nas redes sociais, pedindo donativos para os Centros de Saúde da Póvoa de Varzim e Vila do Conde.
“A autoria da mensagem não é da responsabilidade, nem do Agrupamento de Centros de Saúde da Póvoa de Varzim/Vila do Conde, nem desta Administração Regional de Saúde (ARS). Nenhum cidadão deverá aceder ao pedido”, pode ler-se no comunicado emitido pelo organismo.
A ARS-Norte garantiu que “já foi pedida a intervenção das autoridades policias” para investigarem a “atitude abusiva e ilegal” que anda a circular na Internet.
Nessa mensagem que circula nas redes sociais são pedidos donativos financeiros, através de transferência bancária, para compra de material de proteção para os profissionais que trabalham nas unidades de saúde da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, mas a ARS-Norte garante que esses equipamentos têm sido assegurados pelo Estado.
“O Agrupamento de Centros de Saúde, tal como os demais desta região, tem vindo a ser reforçado com o equipamento de segurança indispensável aos profissionais e, também por isso, a mesma informação [que circula nas redes sociais] é abusiva, desprovida de veracidade e criminosa”, sublinhou a ARS-Norte.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 727 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram perto de 35 mil. Dos casos de infeção, pelo menos 142.300 são considerados curados.
Portugal tem 6408 casos confirmados e 140 mortes provocados por Covid-19. Até esta segunda feira foram registadas 140 mortes – mais 21 do que no domingo – e 6408 casos de infecção pelo novo coronavírus em Portugal (são mais 446 do que no dia anterior, o que corresponde a um aumento de 7,5% face a domingo), segundo os dados revelados pela Direcção-Geral da Saúde (DGS) no boletim epidemiológico, atualizado diariamente.
Portugal encontra-se em Estado de Emergência desde as 00:00 de quinta feira, 19 de março, até às 23:59 de 2 de abril.
Com Portugal em Estado de Emergência, siga todas as recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS). Seja um Agente de Saúde Pública. Proteja-se a si. E aos outros. Fique em casa. Por si. Pelos seus. Por Vila do Conde. Pela Póvoa de Varzim. Por todos. Por Portugal.