Última hora

António Costa afirma que ASAE tem no terreno 16 brigadas contra a especulação comercial e fraude

25 Março 2020
António Costa afirma que ASAE tem no terreno 16 brigadas contra a especulação comercial e fraude
País
0

O primeiro-ministro afirmou que a ASAE está a combater casos de especulação e fraude na venda de produtos essenciais para a prevenção da Covid-19, estando neste momento 16 brigadas no terreno.
António Costa avançou com este indicador no debate quinzenal, na Assembleia da República, após uma intervenção proferida pelo secretário-geral adjunto do PS, José Luís Carneiro.
Segundo o primeiro-ministro, a ASAE (Autoridade de Segurança Alimentar e Económica) está a efetuar “um trabalho invisível mas muito importante para detetar situações de fraude, de crime de especulação, para dar resposta e punir situações como as da venda do álcool, do gel desinfetante, máscaras ou outros materiais de proteção”.
Produtos que estão a ser vendidos “aproveitando uma situação lamentável para ter lucro fácil” completou o primeiro-ministro.
Neste momento, segundo António Costa, esse trabalho está a ser feito pelos inspetores da ASAE.
“Os autos estão a ser levantados. Estão 16 brigadas na rua dirigindo-se a diferentes agentes económicos para combater situações de especulação”, frisou o primeiro-ministro.
Na parte da sua intervenção mais dedicada à componente social das consequências da atual crise sanitária, António Costa disse que não se pode “ignorar” a nova situação dos reclusos, “que já estão privados da liberdade e que agora ainda estão privados da visita dos familiares, tendo ainda uma maior solidão”.
“Não podemos ignorar o trabalho extraordinário dos profissionais de saúde, mas não só. Temos de nos lembrar daqueles que asseguram serviços essenciais como a recolha do lixo, que tem de continuar a decorrer. Sentem legitimamente maior receio relativamente a essa tarefa”, acrescentou.
O boletim epidemiológico diário da DGS indica que estão confirmadas 20 mortes na região Norte, 10 na região Centro, 12 na região de Lisboa e Vale do Tejo e uma no Algarve.
Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 00h00 de 19 de março e até às 23h59 de 2 de abril.