Última hora

20 pessoas de quarentena depois da passagem de infetado com coronavírus pela Póvoa de Varzim

2 Março 2020
20 pessoas de quarentena depois da passagem de infetado com coronavírus pela Póvoa de Varzim
Local
0

Luis Sepúlveda esteve no festival literário Correntes d’Escritas, na Póvoa de Varzim, em Portugal, há cerca de uma semana, e está agora internado em Oviedo, Espanha, com pneumonia aguda, devido ao novo coronavírus. Este caso levou duas dezenas de pessoas na Póvoa de Varzim a colocarem-se em quarentena domiciliária.
Os funcionários da autarquia da Póvoa de Varzim e os colaboradores da organização do festival literário Correntes d’Escritas, que tiveram contacto próximo com o escritor Luís Sepúlveda, estão de quarentena domiciliária.
A organização do festival Correntes d’Escritas criou “um grupo de acompanhamento”, depois de confirmar que o escritor chileno Luis Sepúlveda, que esteve no encontro, está infetado com coronavírus.
Em comunicado, a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, que organiza o festival, explica que “foi constituído um grupo de acompanhamento” que “seguirá todas as recomendações” da Direção-Geral de Saúde.
A organização do festival recomenda que “todos os funcionários/colaboradores que contactaram diretamente, num espaço de um a dois metros, com o autor, devem ficar em casa, evitar contactos sociais e seguir os procedimentos da Direção-Geral de Saúde”.
“Todos os restantes funcionários/colaboradores afetos ao evento, mas que não tiveram um contacto mais direto, um a dois metros, com o autor, devem seguir uma auto-vigilância do seu estado de saúde”, esclarece o festival.
Segundo a organização, foram já contactadas “todas as entidades que estiveram diretamente ligados ao evento”.
A Direção-Geral da Saúde anunciou a existência de 15 novos casos suspeitos de Covid-19 nas últimas 24 horas. As análises revelaram que três destes casos são negativos. Os restantes 12 ainda estão a aguardar pelos resultados. O número de casos, a nível mundial, totalizou 88.257 infetados, 2.966 mortos, em 66 países.
A China, sem os territórios de Macau e de Hong Kong, onde começou o surto em dezembro de 2019, regista 79.824 casos e 2.870 óbitos.
No resto do mundo, foram registados 8.433 casos positivos. Nas últimas 24 horas foram confirmados 1.765 novos infetados e 126 pessoas morreram devido ao Covid-19.
Por cá, as autoridades aguardam o resultado de 12 análises. Nas últimas 24 horas foram registados 15 novos casos suspeitos e três já se sabe que são negativos. Em Portugal foram registados 85 casos suspeitos.
A Direção-Geral da Saúde diz que para tentar evitar o contágio de coronavírus basta, por exemplo, lavar frequentemente as mãos e ter medidas preventivas semelhantes às dos surtos gripais.