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Turismo de Consumo assegura 20% das vendas do grupo Via Outlets em Alcochete e Vila do Conde

28 Fevereiro 2020
Turismo de Consumo assegura 20% das vendas do grupo Via Outlets em Alcochete e Vila do Conde
Economia
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Brasil, França, Angola, Espanha e China são as principais origens dos turistas, visitantes e compradores estrangeiros nos dois centros outlet nacionais detidos pelo grupo Via Outlets, que bateram um novo recorde de receitas em 2019.
Mais de 20% das compras registadas em 2019 nos centros Vila do Conde Porto Fashion Outlet‎ e Freeport Lisboa Fashion Outlet foram efetuadas por estrangeiros com origem em mais de uma centena de países, com destaque para os brasileiros, franceses, angolanos, espanhóis e chineses.
Portugal entrou no radar do turismo de consumo há uma década, mas este é um segmento que vale já cerca de 500 milhões de euros, e com tendência para crescer. E o VIA Outlets está apostado em reforçar a sua posição junto destes turistas, que asseguram já mais de 20% das vendas do Vila do Conde Porto Fashion Outlet‎ e do Freeport Lisboa Fashion Outlet. Nuno Oliveira, diretor ibérico do grupo detido em partes iguais pelos ingleses da Hammerson e os holandeses da APG, garante que a margem de progressão é “enorme”.
Nos dois centros outlet nacionais detidos pelo grupo Via Outlets, o turismo de compras é apontado como “vetor estratégico”, tendo contribuído no ano de 2019 para o crescimento no número de visitantes e no volume de vendas, que atingiu um valor máximo, não revelado, pelo terceiro ano consecutivo.
No Vila do Conde Porto Fashion Outlet, comprado à espanhola Neinver em março de 2017, passaram em 2019 cinco milhões de pessoas e a faturação dos lojistas aumentou 7%.
Adidas, Adolfo Dominguez, Hackett e Scalpers estão entre as oito marcas que entraram no Vila do Conde Porto Fashion Outlet em 2019, que iniciou obras de remodelação em setembro, num investimento de 13 milhões de euros.
O grupo Via Outlets está a investir 13 milhões na remodelação do centro Vila do Conde Porto Fashion Outlet para melhorar a experiência dos visitantes, retê-los mais tempo e aumentar o volume de negócios dos lojistas.
O Freeport Lisboa Fashion Outlet, que a sociedade adquiriu em 2014 e onde completou em 2017 um investimento mais caro e profundo, que envolveu demolições e reconstrução, a rondar 20 milhões de euros, registou 14 novas insígnias e recebeu 3,2 milhões de visitantes em 2019.
“Reflexo [desse] projeto de remodelação e reposicionamento”, a faturação no Freeport Lisboa Fashion Outlet subiu 20%, segundo a nota de imprensa.
Constituído em 2013 para o mercado europeu com o plano de adquirir outlets já existentes, o Via Outlets é um fundo que tem como principais investidores a gestora de ativos britânica Hammerson e a APG, uma sociedade holandesa gestora de fundos de pensões, apresentada como um dos maiores investidores mundiais no setor do imobiliário. Nos primeiros cinco anos, o grupo Via Outlets conseguiu a propriedade e gestão de 11 centros deste género em nove países.