Última hora

Teleconsulta arranca em fevereiro no Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde

6 Fevereiro 2020
Teleconsulta arranca em fevereiro no Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde
Local
0

Mais de 30 mil teleconsultas foram realizadas no Serviço Nacional de Saúde (SNS) em 2019, ano que registou o número mais elevado, com um crescimento de 13,5% relativamente a 2018 e de 5,7% face a 2017, segundo dados hoje divulgados.
Em média, foram realizadas diariamente, em 2019, mais de 80 teleconsultas (no total de 30.074), que permitem que o utente possa ser visto por um médico, através de um computador ou de um telemóvel.
De acordo com os dados dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), publicados hoje no Portal do Serviço Nacional de Saúde, mais de 100.000 teleconsultas foram registadas desde 2016 até ao dia 31 de janeiro de 2020.
Relativamente aos dados apresentados, entre 2016 e janeiro de 2019, a Unidade de Saúde Local de Matosinhos destacou-se como a instituição com o maior número de teleconsultas.
Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) avançam que, ainda em fevereiro, a atividade de teleconsulta vai arrancar no Centro Hospitalar do Oeste e no Hospital de Ovar e que, ainda no final deste mês, se prevê o início no Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde.
Em 2020, o “grande desafio” passa, essencialmente, pela substituição da Plataforma de Dados da Saúde (PDS) Live para o novo Registo de Saúde Eletrónico Live, quer na atividade em tempo real de Profissional de Saúde – Profissional de Saúde, quer nas Teleconsultas de Profissional de Saúde – Utente, a partir da Área do Cidadão.
Segundo os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), o Centro Nacional de TeleSaúde (CNT) tem “contribuído de forma efetiva para o desenvolvimento da telessaúde no sistema de saúde português”.
Inserido na reforma dos cuidados de saúde, o Congresso Nacional das Tecnologias da Saúde (CNTS) integra estruturas organizacionais já existentes, de modo a rentabilizar a capacidade da rede nacional de unidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
De acordo com os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), as teleconsultas melhoram a acessibilidade, levando o Serviço Nacional de Saúde (SNS) a todos os cidadãos.