Última hora

Seis listas foram este domingo a votos para a Junta de Freguesia de Mindelo em Vila do Conde

17 Fevereiro 2020
Seis listas foram este domingo a votos para a Junta de Freguesia de Mindelo em Vila do Conde
Política
0

Seis listas foram este domingo a votos nas eleições intercalares para a Junta de Freguesia de Mindelo, em Vila do Conde, depois do executivo se ter demitido em outubro 2019.
Domingos Duarte, eleito pelas listas do Partido Socialista (PS), em outubro de 2017, por uma diferença de 16 votos, num universo de 2.118 votantes, nunca conseguiu encontrar um modelo de governação estável e, depois de gorados alguns acordos no executivo, acabou por renunciar ao cargo, precipitando o ato eleitoral intercalar.
O ex-autarca não se recandidatou ao cargo, sendo a lista do PS encabeçada desta vez por Sérgio Matos, de 43 anos, enquanto Cláudio Matos, de 26 anos, que em 2017 liderou a segunda lista mais votada, pelo movimento independente Nós Avançamos Unidos (NAU), foi de novo a votos, através do movimento Mindelo Quer Mais.
Já o PSD e CDS, que no último sufrágio concorreram em coligação, apresentaram-se agora em listas separadas, com Ana Paulo Matos, de 55 anos, a liderar o projeto dos social-democratas, enquanto pelo CDS estava Rui Espírito Santo, de 45 anos.
A CDU avançou para estas intercalares com Paulo Ramos, de 40 anos, enquanto o Bloco de Esquerda propôs para a presidência da junta Bruno Maia, também de 40 anos.
Os últimos dois anos na Junta de Freguesia de Mindelo foram de instabilidade, depois de Domingos Duarte, cabeça de lista dos socialistas, a força política mais votada na freguesia em 2017, mas sem maioria, não ter conseguido constituir o executivo, uma vez que os nomes apresentados foram vetados pela oposição do movimento independente NAU, da atual presidente da Câmara de Vila do Conde, pelo PSD e também pelos independentes do movimento Por Vila do Conde (PVC).
A gestão de Domingos Duarte esteve, assim, sempre condicionada e, depois de goradas várias tentativas de entendimento, o presidente da Junta de Mindelo optou pela demissão, a 24 de outubro de 2019.
No sufrágio de 2017 estavam inscritos nos cadernos eleitorais da freguesia de Mindelo 3.358 pessoas, tendo 63% participado nas eleições.