Última hora

Portugal vence Itália e qualifica-se para o Campeonato do Mundo de Futsal na Lituânia

4 Fevereiro 2020
Portugal vence Itália e qualifica-se para o Campeonato do Mundo de Futsal na Lituânia
Desporto
0

Portugal qualificou-se neste domingo pela sexta vez consecutiva para o Mundial de futsal, ao derrotar a Itália por 4-1, na terceira e última jornada do Grupo A da Ronda de Elite de qualificação para a competição.
Fábio Cecílio, aos 11 minutos, Pany Varela, aos 17, e Ricardinho, com um ‘bis’ aos 40, marcaram os golos que garantiram o triunfo frente aos italianos, o primeiro lugar na poule e o consequente apuramento para o Campeonato do Mundo Lituânia2020. O golo de honra dos transalpinos foi marcado por Romano, nos derradeiros segundos.
Portugal venceu o Grupo A da Ronda de Elite com sete pontos, mais dois do que a Finlândia, que bateu a Bielorrússia, por 4-2, e mais três do que a Itália, terceira do agrupamento.
Os vencedores das quatro séries europeias têm entrada direta no Mundial, agendado para as cidades lituanas de Kaunas, Vilnius e Klaipeda, entre 12 de setembro e 4 de outubro deste ano.
Os pupilos de Jorge Braz, com João Matos a render André Coelho, impuseram desde cedo uma manobra dinâmica e asfixiante, que ia espoletando sucessivos momentos de finalização, incluindo um remate de Ricardinho que agitou os dois postes ao nono minuto.
O nulo seria desfeito dois minutos depois, numa combinação entre o dono da camisola dez e Bruno Coelho, finalizada com um desvio subtil do fixo Fábio Cecílio em plena área, que contrariou a ineficácia manifestada pelos portugueses nos embates anteriores.
Anestesiada pelo domínio da Seleção de Portugal, a Itália socorreu-se da meia distância de Alex Merlim para examinar os reflexos de André Sousa, mas sofreu nova contrariedade aos 17 minutos, quando Pany Varela assinou recarga vitoriosa à investida de Ricardinho.
O ritmo baixou no reatamento, sem implicar mudanças drásticas no jogo, que ditou uma exibição madura de Portugal, assente num bloco coeso, que a Itália procurou ludibriar nos oito minutos finais com recurso ao guarda-redes avançado Sergio Romano.
Mauro Canal e Alex Merlim tiveram oportunidades flagrantes, mas o ala do Sporting deitou tudo a perder à entrada para o derradeiro minuto, ao ser expulso por travar o isolado Ricardinho, que ainda foi a tempo de ampliar a superioridade lusa em dose dupla.
Portugal vai estar pela sexta vez consecutiva num Mundial, depois das presenças em Guatemala (2000), Taiwan (2004), Brasil (2008), Tailândia (2012) e Colômbia (2016), esta última com o melhor resultado, quarto lugar.