Última hora

Miguel Paiva reeleito presidente do Conselho de Administração do Hospital entre Douro e Vouga

27 Fevereiro 2020
Miguel Paiva reeleito presidente do Conselho de Administração do Hospital entre Douro e Vouga
Local
0

O Ministério da Saúde acaba de nomear o novo conselho de administração do Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga (CHEDV). Esta decisão surge após as críticas públicas do bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, que acusou o Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga (CHEDV) de estar a funcionar “à margem de lei” por ter estado sem diretor clínico nomeado.
O atual presidente do Conselho de Administração, Miguel Paiva, foi reconduzido no cargo por resolução do Conselho de Ministros, sob proposta do Ministério da Saúde.
Miguel Paiva foi nomeado pela primeira vez para o cargo em 2015, tendo anteriormente integrado o Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Médio Ave e o Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN).
Rita Moutinho e Sara Pereira, que já integravam o Conselho de Administração, também foram novamente nomeadas. Rita Moutinho como vogal executiva com funções de enfermeira diretora e Sara Pereira como vogal executiva.
A equipa de vogais executivos vai ser ainda constituída por Helga Magalhães Lima e por Carlos Manuel Ferreira Carvalho.
Miguel Paiva chegou à presidência do conselho de administração do Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga (CHEDV) em 2015. No decorrer do seu mandato, nos últimos cinco anos, a unidade hospitalar que junta numa instituição única as unidades de Santa Maria da Feira, São João da Madeira e Oliveira de Azeméis “alcançou sucessos assinaláveis, atingindo praticamente todos os objetivos estratégicos e operacionais fixados”.
Entre os projetos concretizados, a reorganização do Serviço de Urgência é o destaque, mas outros há que foram enaltecidos, o projeto “Utente 360.º”, “Qualidade nas Artroplastias”, “a criação de Centros de Responsabilidade Integrada de última geração” e “a criação do primeiro CRI para tratamento cirúrgico da obesidade que se destaca pela qualidade e volume de doentes tratados”.
De acordo com a informação divulgada, a gestão de Miguel Paiva garantiu ao Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga (CHEDV) “o primeiro lugar da lista de hospitais do setor público com maior número de elogios entrados na Entidade Reguladora de Saúde”, sendo “reconhecido pelo Ministério da Saúde como centro de referência na área de oncologia para o tratamento do Cancro Hepatobilio/Pancreático, algo que poucos hospitais da sua dimensão conseguiram”.
Segundo os dados divulgados, o Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga (CHEDV) é o “hospital do grupo C do Serviço Nacional de Saúde (SNS) com melhores níveis de produtividade por médico e por enfermeiro”.
Miguel Paiva salienta que os sucessos alcançados só foram possíveis porque lidera “uma equipa de excelentes profissionais”.
“Apesar de algumas dificuldades, ao longo dos cinco anos que trilhamos juntos, os resultados que alcançamos, reforçando a imagem de confiança da população no nosso trabalho, aumentando a cada ano a produção de cuidados de saúde, qualificando e diferenciando a nossa resposta e mantendo-nos sempre no topo de eficiência, são motivos de orgulho para todos nós e de incentivo para continuarmos neste caminho”.
Miguel Paiva destaca a importância de manter os resultados conseguidos e salienta que se pode subir a fasquia.
“Conhecendo todo o potencial que existe nas pessoas desta instituição, não tenho dúvidas de que poderemos não só manter o elevado nível já alcançado, mas subir ainda a novos patamares, tanto na diversificação e diferenciação dos cuidados de saúde que disponibilizamos, como na qualidade e humanização da forma como tratamos os doentes”.