Última hora

Lixo da escola Alexandre Herculano do Porto depositado ilegalmente em mata de Vila de Conde

10 Fevereiro 2020
Lixo da escola Alexandre Herculano do Porto depositado ilegalmente em mata de Vila de Conde
Local
0

Uma “quantidade substancial de lixo” oriunda da escola Alexandre Herculano, do Porto, foi depositada, ilegalmente, numa mata da freguesia de Mosteiró, no concelho de Vila do Conde, confirmou o presidente da Junta de Freguesia local.
O Ministério da Educação (ME) explicou que se “tratou de uma inconformidade quanto às regras de destruição de documentos e/ou material obsoleto, relativa a uma carga, por parte da empresa responsável pelo transporte e armazenamento do material existente na Escola Secundária Alexandre Herculano, durante o período em que há obras em curso”.
Na resposta, o Ministério da Educação (ME) fez saber ainda que a empresa “já se responsabilizou pelo sucedido, tendo sido dada ordem expressa para que o material em causa seja retirado daquele local, de imediato”.
Acrescenta o documento do Governo terem sido acionados “todos os mecanismos disponíveis para o apuramento de responsabilidades”.
Segundo o presidente da Junta de Freguesia de Mosteiró, Amândio Couteiro, os resíduos contemplam “móveis, material informático, plásticos, madeiras e vários documentos com informações dos alunos e da escola”, considerando uma “atitude inaceitável e, sobretudo, ilegal”.
“É uma quantidade substancial de lixo que, pelo que se percebe, terá vindo de uma obra que estará a acontecer nessa escola. Além de ser grave por conter informações que deviam ser sigilosas, é, acima de tudo, um crime ambiental que não podemos tolerar na nossa freguesia”, disse Amândio Couteiro.
Perante o sucedido, o presidente da Junta de Mosteiró disse ter informado, imediatamente, a Câmara Municipal de Vila do Conde sobre o sucedido, e feito, também, uma denúncia ao Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA).
“Tem de haver mão pesada para os responsáveis desta situação, até para servir de alerta que a nossas matas não são um depósito de lixo. O facto de estes resíduos virem de um organismo público torna a situação ainda mais grave”, completou Amândio Couteiro.
Amândio Couteiro espera que na segunda feira a Câmara Municipal de Vila do Conde recolha os resíduos, considerando que será “uma vergonha para a escola ter documentos com várias informações espalhados pela mata durante todo o fim de semana”.
Fonte da Câmara Municipal de Vila do Conde confirmou que teve conhecimento da situação e que, inclusive, entrou em contacto com a escola Alexandre Herculano para pedir justificações e responsabilizações pelo sucedido, garantindo que vai ser articulado com a Junta de Freguesia de Mosteiró a forma como o local vai ser limpo.