Última hora

Incêndio em fábrica de painéis solares na Póvoa de Varzim destrói um terço da unidade fabril

27 Fevereiro 2020
Incêndio em fábrica de painéis solares na Póvoa de Varzim destrói um terço da unidade fabril
Local
0

O incêndio que deflagrou na quarta feira numa fábrica de painéis solares na zona industrial de Laúndos, na Póvoa de Varzim, foi dado como extinto, mas destruiu um terço das instalações, segundo o comandante dos bombeiros locais.
“Parte da fábrica vai ter de ser demolida. Em alguns locais o piso cedeu com a temperatura. Um terço da fábrica está totalmente destruída. Uma parte junto aos escritórios, onde tinha muita maquinaria, praticamente desapareceu”, disse Francisco Nova.
O comandante dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim afirmou “ainda não vai ser possível apurar as causas do incêndio”, mas a suspeita inicial recai “num curto-circuito” que terá provocado “danos materiais muito avultados”.
Segundo Francisco Nova, não há feridos a registar, uma vez que o fogo deflagrou fora da hora do expediente, tendo o alerta sido dado para a corporação pelo proprietário.
“Recebemos o alerta às 20:45, pelo dono da empresa, que através do alarme soube do foco de incêndio nas instalações. Deslocámos todos os meios necessários e quando chegámos ao local percebemos logo que parte da fábrica estava tomada pelas chamas”, referiu o comandante.
Devido aos “vários materiais inflamáveis” no interior da empresa que deram volume ao incêndio e ao facto de estar localizado num polo industrial, foram acionados, além dos bombeiros voluntários da Póvoa de Varzim, elementos das corporações vizinhas de Vila do Conde, Trofa, Moreira da Maia e Barcelinhos.
No local estiveram 67 bombeiros apoiados por mais de 20 viaturas, além de elementos da GNR, da Polícia Municipal e da Proteção Civil da Póvoa de Varzim.
A fábrica tinha recentemente anunciado um investimento de um milhão de euros para ampliar as suas instalações e aumentar a capacidade produtiva, tendo no início deste ano inaugurado parte de uma nova área, de cerca de 1.500 metros quadrados, que iria acrescentar 10 postos de trabalho aos 40 existentes.
A empresa tem a sua atividade na construção de painéis solares termodinâmicos de última geração, exportando quase toda a produção para a Europa Central, Médio Oriente e Oceânia.