Última hora

Iker Casillas deixa terreno de jogo de futebol com empate frente ao Rio Ave em Vila do Conde

20 Fevereiro 2020
Iker Casillas deixa terreno de jogo de futebol com empate frente ao Rio Ave em Vila do Conde
Desporto
0

O espanhol Iker Casillas vai candidatar-se à presidência da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), anunciou o guarda-redes do FC Porto, confirmando o fim próximo da carreira profissional.
“Sim, vou candidatar-me à presidência da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) quando se convocarem eleições. Juntos vamos pôr a nossa federação à altura do melhor futebol do mundo: o de Espanha”, afirma Iker Casillas na rede social Twitter.
O antigo capitão da Seleção espanhola revelou já ter comunicado “a decisão ao presidente do FC Porto”, Pinto da Costa, ao qual deixou “um profundo agradecimento”.
“Estamos a trabalhar com o máximo de respeito e afinco na nossa candidatura. Esperam-nos mais de 23.000 eleitores, numas eleições justas e transparentes”, escreveu Iker Casillas.
Iker Casillas tinha anunciado em setembro de 2019 que revelaria o seu futuro em março de 2020, depois de um enfarte do miocárdio sofrido num treino do FC Porto, em 1 maio de 2019, que o obrigou a uma intervenção cirúrgica.
Desde então, não voltou a jogar, mas manteve-se ligado ao FC Porto, permanecendo a dúvida quanto a um regresso à competição, embora o presidente da Liga Espanhola, Javier Tebas, tenha chegado a dizer que Iker Casillas admitia voltar.
Após o enfarte e já no período de recuperação, o FC Porto anunciou que o espanhol iria integrar, enquanto recuperava, o “staff diretivo da equipa de futebol”, mas chegou a inscrevê-lo na I Liga para a atual época.
O guarda-redes chega às eleições da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) identificado como uma das figuras mais conceituadas do futebol mundial, após uma carreira em que se notabilizou, sobretudo, na Seleção Espanhola e no Real Madrid.
Com a camisola da Seleção Espanhola conquistou um Campeonato do Mundo, em 2010, e dois Europeus, em 2008 e 2012, além de vários prémios, e nos no Real Madrid conquistou três Ligas dos Campeões, um Mundial de Clubes, uma Taça Intercontinental e duas supertaças europeias.
Na Liga Espanhola foi campeão cinco vezes, sempre com o seu clube desde a formação, o Real Madrid, pelo qual venceu ainda duas Taças do Rei e quatro supertaças espanholas.
Em Portugal, onde chegou 2015/16 para representar o FC Porto, conquistou apenas um título nacional (2017/18) e uma supertaça portuguesa (2018).
O futebolista, de 38 anos, oficializa agora o final da carreira enquanto jogador, ainda que o seu último jogo tenha sido disputado em 26 de abril de 2019, com um empate (2-2) na visita ao Rio Ave, em Vila do Conde, para a I Liga Portuguesa.
O anúncio da candidatura à Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) pode ser visto no twitter do ex-atleta, mas a imprensa espanhola adianta mais um dado: a mensagem enviada de Iker Casillas, via WhatsApp, a todos os presidentes das 19 Associações de Futebol de Espanha.
“Olá, sou o Iker Casillas. Este é o meu número para podermos estar em contacto. Um abraço. Não deixo o futebol, deixo o terreno de jogo”.