Última hora

Festival Correntes d’Escritas da Póvoa de Varzim destaca nesta edição a literatura da Catalunha

20 Fevereiro 2020
Festival Correntes d’Escritas da Póvoa de Varzim destaca nesta edição a literatura da Catalunha
Cultura
0

O Correntes d’Escritas, encontro de escritores de expressão ibérica, que se realiza na Póvoa de Varzim, vai, na edição deste ano, promover a literatura da Catalunha.
A parceira foi anunciada na apresentação oficial do certame, que se realiza entre 15 e 23 de fevereiro, contando com a cooperação do Instituo Ramón Llull, de Barcelona, que vai trazer ao evento quatro autores que vão dar destaque à literatura catalã.
“É uma honra estar num evento destes, em que a dimensão é muito maior do que imaginava. Sinto orgulho em estar a promover um vínculo histórico entre a Catalunha e Portugal, e dar a conhecer o tesouro da literatura catalã, que já teve mais de 200 livros traduzidos para português”, disse Iolanda Batallé, responsável do Instituo Ramón Llull, presente na apresentação.
Para Luís Diamantino, vice-presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, entidade responsável pela organização e dinamização do encontro, a aproximação à Catalunha é “mais um importante passo na abrangência do Correntes d’Escritas”.
Clara Usón, Laia Martínez i López, Marta Orriols Balaguer, Tina Vallès são vozes que chegam da Catalunha às Correntes d’Escritas, a par de outros escritores de língua espanhola, como Rosa Montero, Uberto Satibile, Melcior Comes e Miguel Rojo, de Espanha, a argentina Alexandra Zina, a chilena Carmen Yáñez, a hispano-marroquina Najat El Hachmi ou o colombiano Juan Gabriel Vásquez, vencedor do Prémio Correntes d’Escritas em 2017.
“O livro é estrela deste encontro, e a sua promoção junto do público é a nossa missão. Queremos dar a conhecer, ainda mais, toda riqueza da literatura das línguas ibéricas, juntando escritores, editores, tradutores, agentes e leitores nestes dias na Póvoa de Varzim”, disse Luís Diamantino.
Para esta 21.ª edição do Correntes d’Escritas, a organização convidou perto de uma centena de autores de expressão ibérica, de 14 nacionalidades, havendo 30 escritores que participam pela primeira vez no evento, que vai desenrolar-se, com atividades, até 23 de fevereiro.
Durante o certame vão realizar-se 10 mesas redondas, no Cine-Teatro Garrett, ponto central das atividades do Correntes d’Escritas, onde escritores e público vão interagir no debate de temas variados.
No decorrer do Festival Correntes d’Escritas vão decorrer, ainda, várias iniciativas parelas, como lançamentos de livros, ações de formação, concertos e exposições, e visitas a escolas por vários dos autores participantes.