Última hora

Elisa Ferraz diz na RTP que “não há nenhuma suspeita” de coronavírus em Vila do Conde

6 Fevereiro 2020
Elisa Ferraz diz na RTP que “não há nenhuma suspeita” de coronavírus em Vila do Conde
Local
0

Elisa Ferraz, presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, foi esta semana ao programa da RTP Prós e Contras falar enquanto líder do município onde vive a maior comunidade chinesa de Portugal, onde o tema foi o coronavírus e a autarca disse não haver razão para alarmismos.
“Neste momento não há nenhuma suspeita. O importante é que toda a gente esteja informada e saiba os meios que pode utilizar. Estamos atentos e em Vila do Conde há uma estratégia que engloba diversas entidades”, disse, aludindo ao grupo de trabalho entretanto criado, para “uma questão apenas de prevenção”.
A presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde referiu que não há razão para alarmismos, até porque “mais de 90% dos chineses no concelho são de fora do Wuhan”, onde o vírus terá começado.
Fátima Campos Ferreira disse que, nesta altura, o coronavírus já foi detetado em praticamente todo o país e perguntou a Elisa Ferraz se houve muitos chineses de Vila do Conde a viajarem para a China para celebrar o ano novo local, ao qual a presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde respondeu que “não houve muitas saídas do concelho”, destacando que “a comunidade que reside em Vila do Conde é já de 2.ª e 3.ª gerações”.
O município de Vila do Conde, que acolhe uma das maiores comunidades de chineses do país, criou um grupo de trabalho multidisciplinar para agir localmente caso se verifiquem infeções pelo coronavírus.
A iniciativa partiu da autarquia local, que reuniu as entidades que integram o sistema de proteção civil, representantes da comunidade chinesa local e responsáveis de estabelecimentos escolares e unidades de saúde.
“Sem alarmismo, foi constituído um grupo de trabalho para agir caso surja uma suspeita ou um foco da doença no concelho. É apenas uma ação preventiva, porque temos de seguir os protocolos a nível nacional. Ações avulso não funcionam”, disse Elisa Ferraz, presidente do Câmara Municipal de Vila do Conde.
Numa reunião onde participou o presidente da Liga dos Chineses em Portugal, Y Ping Chow, a autarca partilhou a preocupação por uma eventual discriminação que possa surgir contra os cidadãos chineses radicados no concelho, apelando que “tal deve ser evitado”.
“Felizmente não temos conhecimento que isso esteja a acontecer, mas temos de acautelar e pôr de lado os olhares discriminatórios sobre pessoas chinesas. Em Vila do Conde esta comunidade foi bem acolhida e, em muitos casos, está integrada na sociedade, com as crianças a estudar nas nossas escolas”, disse Elisa Ferraz, estimando em 1.500 os chineses que vivem no concelho.
O empresário da restauração Y Ping Chow, radicado no Porto, e presidente Liga dos Chineses em Portugal, convidou a Secretária de Estado para as Migrações, Cláudia Pereira, e a presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Elisa Ferraz, para uma “visita a uma loja chinesa ou almoçar num restaurante chinês”.