Última hora

Eixo Atlântico diz que Vila do Conde saiu depois de carta que critica a sua participação no órgão

11 Fevereiro 2020
Eixo Atlântico diz que Vila do Conde saiu depois de carta que critica a sua participação no órgão
Política
0

O Eixo Atlântico afirmou que a saída da Câmara Municipal de Vila do Conde aconteceu na sequência de carta enviada pelo secretário-geral onde este defendia ser “absurdo” que aquele município continuasse a pertencer à associação dado seu pouco contributo.
“A decisão da saída de Vila do Conde da entidade transfronteiriça foi tomada em resultado de uma carta da secretária geral à Presidente da Câmara, Maria Elisa Ferraz, em que lhe foi dito que: Vila do Conde não tem vindo a participar em, praticamente, nenhum dos programas do Eixo Atlântico, e portanto não está a beneficiar das várias atuações e produtos que geramos”, lê-se no comunicado do Eixo Atlântico.
“Sinceramente, nestas condições, parece-me absurdo que Vila do Conde continue a pertencer à nossa associação, já que pouco contribui e usufrui, sendo que a presença na organização é voluntária”, pode ler-se, ainda, no mesmo comunicado.
No comunicado que cita a missiva, datada de 11 de setembro de 2018, dirigida à presidente da Câmara Municipal de Vila Conde, Elisa Ferraz, aquele organismo salienta ainda que, nessa mesma carta, o secretário-geral do Eixo Atlântico, Xoan Mao, informava que, no caso de Vila Conde pretender sair, teria parecer favorável.
“Gostaríamos de saber qual é a sua posição a respeito desta situação, no sentido de reforçar a presença do seu município na associação ou se o pretender, solicitar a saída. Neste último caso, e dada a pouca contribuição de Vila do Conde na entidade assim como o reduzido benefício, esta secretaria-geral transmitiria o dito pedido com parecer favorável”, defendia Xoan Mao.
Nessa mesma carta, o secretário-geral do Eixo Atlântico lembrava ainda que existiam “municípios interessados em entrar no Eixo Atlântico, pelo que a saída de Vila do Conde, se assim o decidir, seria imediatamente preenchida por outra cidade, sem qualquer tipo de prejuízo nem para o seu município nem para o Eixo Atlântico”, concluía.
O município de Vila do Conde justifica a decisão com base nos resultados obtidos com a integração no Eixo Atlântico, que “em termos de desenvolvimento local e regional, não corresponderam às expectativas esperadas”.
De acordo com a página oficial do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, compõem aquele organismo 36 cidades, entre eles 18 municípios portugueses.