Última hora

CDU pede explicações ao presidente da Câmara de Arcos de Valdevez sobre Operação Éter

11 Fevereiro 2020
CDU pede explicações ao presidente da Câmara de Arcos de Valdevez sobre Operação Éter
Política
0

Os deputados da CDU reclamaram “esclarecimentos políticos” ao presidente da Câmara de Arcos de Valdevez na Assembleia Municipal local, um dos 74 arguidos na investigação às Lojas Interativas de Turismo (LIT), no âmbito da Operação Éter.
Em comunicado enviado à imprensa, o representante da CDU (PCP-PEV) na Assembleia Municipal de Arcos de Valdevez, Romão Araújo, disse “respeitar integralmente o princípio de presunção de inocência que impende sobre o arguido João Manuel Esteves”, mas considerou que, perante “as acusações que vieram a lume”, o presidente da autarquia “deverá prestar os devidos esclarecimentos políticos sobre esta situação”.
“A CDU defende a transparência e rigor no exercício de cargos públicos, pelo que lutará para que estes importantes valores civilizacionais não sejam, nunca, descurados em Arcos de Valdevez”, sustenta Romão Araújo.
O presidente social-democrata da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez ainda não reagiu.
Em janeiro, foi tornado público o nome dos 74 arguidos, 59 dos quais autarcas e ex-autarcas, no âmbito da ‘Operação Éter’ e da investigação às Lojas Interativas de Turismo (LIT) do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP).
No processo relativo à investigação das Lojas Interativas de Turismo (LIT) da Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) foram constituídos arguidos os atuais presidentes das câmaras de Amares, Arcos de Valdevez, Armamar, Arouca, Boticas, Caminha, Castelo de Paiva, Penedono, Resende, Sabrosa, Tabuaço, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Valpaços, Vila Verde, Vila Pouca de Aguiar e Viseu.
Também arguidos são os vice-presidentes das câmaras de Cinfães, Espinho, Matosinhos, Montalegre, Santa Marta de Penaguião, Sernancelhe, Tarouca, Torre de Moncorvo e vereadores em Armamar, Boticas, Carrazeda de Ansiães, Fafe, Lousada, Mondim de Basto, Oliveira de Azeméis, Paredes de Coura, Penafiel, Póvoa de Varzim, Santa Maria da Feira, Sernancelhe, Vieira do Minho, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia e Vila Verde.
José Aurélio Baptista da Silva, vereador da Câmara Municipal de Vila do Conde e Maria Lucinda Campos Amorim Ramos, vereadora na Câmara Municipal da Póvoa de Varzim estão entre os 74 arguidos no âmbito da Operação Éter.
Em investigação estão 69 Lojas Interativas de Turismo (LIT), sendo 17 do distrito do Porto, 11 de Viseu, 10 de Braga, 10 de Viana do Castelo, 10 de Vila Real, sete de Aveiro, três de Bragança e uma da Guarda.
A Operação Éter começou com uma acusação a Melchior Moreira, na altura presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), e mais 28 arguidos (20 singulares e oito coletivos).
Dos desdobramentos anteriormente conhecidos e ambos em fase de investigação, um relaciona-se com Lojas Interativas de Turismo (LIT), resultando já na constituição de 74 arguidos, 59 dos quais autarcas e ex-autarcas de 47 municípios portugueses. O outro associa-se à alegada utilização de verbas destinadas a publicitar o Rally de Portugal em publicidade de cariz diferente e eventuais crimes de prevaricação.