Última hora

Barras de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim fechadas à navegação devido a agitação marítima

12 Fevereiro 2020
Barras de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim fechadas à navegação devido a agitação marítima
Local
0

Sete distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Este aviso é válido para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa, até às 21:00 de hoje, e foi ativado por causa da previsão de ondas de noroeste com 5 a 6 metros, podendo atingir pontualmente 8 a 10 metros.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou também sob aviso amarelo os distritos de Setúbal, Beja e Faro devido à agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 4 a 5 metros.
O aviso laranja indica situação meteorológica de risco moderado a elevado enquanto o aviso amarelo revela situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Por causa do estado do mar, as barras marítimas de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa de Varzim, Vila do Conde e Ericeira estão fechadas a toda a navegação.
As barras marítimas de Viana do Castelo, Aveiro, Figueira da Foz e São Martinho do Porto estão condicionadas.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje no continente céu geralmente muito nublado, apresentando-se em geral pouco nublado no Algarve e possibilidade de ocorrência de precipitação fraca no litoral a norte do Cabo Raso e extremo norte.
A previsão aponta ainda para vento fraco, soprando por vezes moderado do quadrante norte nas terras altas, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e pequena descida da temperatura mínima nas regiões Norte e Centro.
As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 5 graus Celsius, em Bragança, e os 12, em Coimbra, e as máximas entre os 13, na Guarda, e os 20, em Faro.