Última hora

Unidade de saúde Senhor do Bonfim em Vila do Conde transformada em Hospital Escola

14 Janeiro 2020
Unidade de saúde Senhor do Bonfim em Vila do Conde transformada em Hospital Escola
Local
0

O Hospital Senhor do Bonfim, em Vila do Conde, que é a “maior unidade de saúde privada do país”, vai ser transformado num Hospital Escola, informou a Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (CESPU).
O projeto surge na sequência da criação da Associação Ensinar Saúde Norte, no âmbito de uma parceria entre o Grupo Trofa Saúde (GTS), proprietário do hospital, e a CESPU, permitindo que “centenas de alunos possam lidar no ‘terreno’ com cenários reais, utilizar tecnologias de ponta e contactar com novos métodos e equipamentos hospitalares”.
“O novo hospital escola pretende implementar formação para diversas profissões da saúde, com destaque para o ensino da medicina, para que os estudantes e futuros profissionais tenham a possibilidade de experienciar todas as vivências de um grande hospital, interagindo com profissionais já formados, utentes e também apoio às respectivas famílias”, pode ler-se num comunicado.
Segundo o mesmo texto, “o GTS vai disponibilizar as instalações do Hospital Senhor do Bonfim para o ensino das profissões da saúde e a CESPU disponibilizará recursos humanos adequados ao ensino pré-graduado, integrando-os na dinâmica do hospital”.
“Estamos perante o primeiro caso de um hospital privado que opta por este caminho, mas estamos certos de que este é o rumo a seguir. Numa altura em que aumenta a violência nos hospitais, em que o Serviço Nacional de Saúde padece de grandes lacunas e em que faltam médicos, queremos dar o nosso contributo para uma saúde melhor”, afirmou Almeida Dias, presidente da CESPU, citado no comunicado.
A apresentação pública desta parceira aconteceu dia 14 de janeiro, no Hospital Senhor Bonfim, numa conferência de imprensa, no âmbito de uma sessão científica, denominada “Ensinar Saúde”, com a presença do ex-ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, e da Vice Reitora da Universidad Alfonso X – El Sabio de Madrid, Iris Núñez Trebol.
O Hospital Senhor do Bonfim foi construído em 2014 pelo empresário da Póvoa de Varzim Manuel Agonia, que, quatro anos depois, vendeu a unidade, já em funcionamento, ao Grupo Trofa Saúde.
O hospital dispõe de 570 camas, sete blocos cirúrgicos e uma unidade de cuidados intensivos, e opera em várias especialidades.