Última hora

Tradição volta a ser cumprida e Vila do Conde faz Feira dos Namorados ou Feira Grande de Janeiro

16 Janeiro 2020
Tradição volta a ser cumprida e Vila do Conde faz Feira dos Namorados ou Feira Grande de Janeiro
Cultura
0

Os tempos de pedir namoro em verso já passaram, mas os alunos das escolas do concelho de Vila do Conde, recriam todos os anos a tradição de decorar e transformar colheres de pau em pequenas obras de arte com missivas amorosas.
A tradição da “Feira dos Vinte” ou “Feira Grande de Janeiro” volta à Praça de São João, no dia 17 de janeiro, das 10 às 16 horas.
Para além da participação dos alunos do concelho de Vila do Conde, este ano de 2020, a iniciativa é alargada à população sénior e ao comércio tradicional.
A Câmara Municipal de Vila do Conde lançou o desafio aos utentes das Instituições Particulares de Solidariedade Social para participarem, através da decoração de colheres de pau e criação de quadras amorosas. Aos comerciantes do comércio tradicional, com a colaboração da Associação Comercial de Vila do Conde, foi deixado o repto para que decorem as montras com colheres de pau e quadras alusivas ao tema.
Na Praça de São João vão estar à venda 2000 colheres, decoradas pelos alunos das escolas e utentes seniores de instituições de solidariedade social do concelho de Vila do Conde.
No decorrer da “Feira dos Vinte” ou “Feira Grande de Janeiro”, a venda das Colheres de Pau vai estar a cargo dos estudantes da Escola EB 2/3 Frei João de Vila do Conde, com animação pela Escola Profissional de Vila do Conde e por um grupo musical.
A “Feira dos Vinte” ou “Feira Grande de Janeiro” retrata uma feira secular tradicional que, conjuntamente com a feira de 3 de agosto constituíam as duas feiras francas de Vila do Conde. O dia 20 de janeiro constituía um dia especialmente festivo para a cidade de Vila do Conde, já que era ponto de encontro dos homens de negócios, enquanto os seus filhos aproveitavam a possibilidade de um namoro e, quem sabe, de um casamento.