Última hora

Seleção Portuguesa estreia-se a ganhar na Ronda de Elite de qualificação para o Mundial de Futsal

31 Janeiro 2020
Seleção Portuguesa estreia-se a ganhar na Ronda de Elite de qualificação para o Mundial de Futsal
Desporto
0

A seleção portuguesa de futsal estreou-se a vencer na Ronda de Elite de qualificação para o Mundial, impondo-se à Bielorrússia por 2-1 na jornada inaugural do Grupo A.
A ‘equipa das quinas’, que procura a sexta presença consecutiva no Campeonato do Mundo de Futsal, esteve a perder, depois de Pavel Rogovik ter adiantado a Bielorrússia aos 20 minutos, mas conseguiu a reviravolta, com golos de Cardinal (28) e Tiago Brito (33).
Portugal lidera o Grupo A, com três pontos, enquanto Finlândia, seleção com a qual os lusos jogam na sexta feira, e Itália somam um ponto, depois de hoje terem empatado 2-2 no primeiro encontro do agrupamento.
Os vencedores das quatro séries europeias têm entrada direta na competição, agendada para as cidades lituanas de Kaunas, Vilnius e Klaipeda, entre 12 de setembro e 4 de outubro, enquanto os segundos classificados discutirão as restantes vagas num ‘play-off’.
“Entrámos muito bem e podíamos ter criado uma margem de conforto, mas não aconteceu. Numa fase destas as equipas vão-se mantendo no jogo e a Bielorrússia marcou em transição. Depois daquela primeira parte, ir para o intervalo a perder por 1-0 não pode de alguma forma preocupar-nos exageradamente”, começou por dizer Jorge Braz, no final do encontro.
“Corrigimos detalhes, mas as coisas mudariam se continuássemos a construir de forma organizada, clara e objetiva. A vitória é inteiramente justa e superámos o primeiro teste de forma muito positiva. Os primeiros três pontos já cá estão e amanhã [sexta feira] há mais”, continuou Jorge Braz.
“Tirando pequenos detalhes, o jogo com a Finlândia vai ser igual ao de hoje, do ponto de vista competitivo e da exigência. Ainda bem para o futsal, porque estas equipas cada vez criam mais dificuldades. E numa fase destas, em que só seis países vão ao Mundial, é normal que as dificuldades sejam deste género. Estamos cá para superá-las”, disse Jorge Braz sobre o jogo com a Finlândia.
Portugal procura a sua sexta participação consecutiva num Mundial, depois das presenças em 2000 (Guatemala), 2004 (Taiwan), Brasil (2008), Tailândia (2012) e Colômbia (2016), esta última com o melhor resultado, um quarto lugar.