Última hora

Filmes que passaram pelo Curtas de Vila do Conde presentes no Festival de Cinema de Roterdão

22 Janeiro 2020
Filmes que passaram pelo Curtas de Vila do Conde presentes no Festival de Cinema de Roterdão
Cultura
0

O filme Mosquito, do realizador português João Nuno Pinto, abre o Festival Internacional de Cinema de Roterdão, nos Países Baixos, numa edição que contará com cerca de uma dezena de outras produções e coproduções portuguesas.
“Mosquito é inspirado na história da chegada do meu avô a África. No entanto, o que se passou durante a sua longa e solitária caminhada pouco se sabe. É aqui que entra a ficção, a fabulação e o sentido que pretendo dar à narrativa”, explica o realizador na nota de intenções.
O filme, que remete para a primeira Guerra Mundial, é protagonizado pelo ator João Nunes Monteiro e integra a competição oficial do festival de Roterdão.
O filme Mosquito, de João Nuno Pinto, chega aos cinemas portugueses a 5 de março.
Nesta 49.ª edição do festival holandês, o programa contará com cerca de uma dezena de outros filmes, de produção e coprodução nacional, entre curtas e longas-metragens, algumas também em competição.
‘Suzanne Daveau’, documentário de Luísa Homem sobre a geógrafa franco-portuguesa de 94 anos, e ‘Ruby’, segunda curta-metragem de Mariana Gaivão, premiada no Curtas de Vila do Conde, estão em competição em Roterdão.
Destaque ainda para ‘Desterro’, primeira longa de ficção da brasileira Maria Clara Escobar, também em competição, e que é uma coprodução luso-brasileira.
Do artista multimédia português Alfredo Costa Monteiro e da realizadora venezuelana Adriana Guevara será mostrado ‘The Under-Exile’, do moçambicano Ruy Guerra irá passar ‘Em pedaços’ e, do espanhol Albert Serra, ‘Liberté’, rodado em Portugal.
Os filmes portugueses ‘Armour’, de Sandro Aguilar, ‘L’île aux oiseaux’, de Maya Kosa e Sérgio da Costa, ‘Oú en êtes-vous, Teresa Villaverde?’, ‘Vitalina Varela’, de Pedro Costa, e ‘Um animal amarelo’, de Felipe Bragança, estão também integrados na programação do festival.
A produção cabo-verdiana ‘Kmêdeus’, de Nuno Miranda, o filme angolano ‘Ar Condicionado’, de Fradique, a curta-metragem de coprodução portuguesa ‘A Chuva Acalanta a Dor’, do brasileiro Leonardo Mouramateus, e a coprodução luso-argentina ‘Celosos Hombres Blancos’, do realizador argentino Ivan Granovsky, também irão passar no festival.
O Festival Internacional de Cinema de Roterdão termina a 2 de fevereiro.