Última hora

Centro Comunitário de Caxinas em Vila do Conde arranca com orçamento de 4,6 Milhões de Euros

15 Janeiro 2020
Centro Comunitário de Caxinas em Vila do Conde arranca com orçamento de 4,6 Milhões de Euros
Local
0

A construção de Centro Comunitário de Caxinas, em Vila do Conde, arrancou esta terça feira com o simbólico lançamento da primeira pedra, estando a conclusão de empreitada agendada para janeiro de 2022.
O equipamento, orçado em 4,6 milhões de euros com investimento exclusivo do orçamento municipal, vai permitir a prática de modalidades desportivas, realizar eventos culturais e albergar atividades de cariz social, sendo erguido em terrenos de uma antiga fábrica de conservas.
“Com a construção deste centro estamos a requalificar um espaço que há décadas estava degradado, criando um equipamento ligado à área desportiva, mas que também se pode transformar, com polivalência, num espaço cultural, recebendo concertos e congressos, e tendo, igualmente, uma área de intervenção de âmbito social, com espaços para as associações locais reunirem e trabalharem”, disse a presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Elisa Ferraz.
A autarca acredita que este será um espaço “que vai ao encontro dos anseios da população”, criando “valências necessárias para ser um ponto de convergência na zona de Caxinas e Poça da Barca”, naquela que será a maior intervenção, no concelho, nos mandatos de Elisa Ferraz.
“É uma enorme satisfação conceber um plano que vai ao encontro dos anseios das pessoas. Pode não ser a obra ideal, mas é um grande esforço da autarquia, num investimento de 4,6 milhões, com apenas verbas do orçamento. É um orgulho ver a construção em andamento”, completou a presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde.
O Centro Comunitário de Caxinas, que vai ser edificado no centro desta zona de Vila do Conde, que acolhe uma das maiores comunidades piscatórias do país, contempla a construção de um edifício polivalente, com um campo de jogos interior, balneários, palco e uma zona autónoma destinada a atividades de âmbito social.
Na parte exterior, será criada uma praça que também poderá servir de lugar polivalente de encontro, de estadia e de suporte a eventos públicos ocasionais.
Ainda no espaço exterior está projetada a criação de dois campos de jogos – um com relva sintética, outro de areia – além de balneários de apoio para a atividade desportiva ao ar livre.
Está ainda pensada a criação de um bar exterior com esplanada, um parque infantil e um outro de manutenção física, zonas de descanso e lazer, além de um parque de estacionamento público.