Última hora

Câmara de Vila do Conde instala parque infantil na freguesia de Malta que está a gerar polémica

16 Janeiro 2020
Câmara de Vila do Conde instala parque infantil na freguesia de Malta que está a gerar polémica
Local
0

Um novo parque infantil, na freguesia de Malta, em Vila do Conde, está a gerar polémica por entre moradores, por estar “cercado de estradas” em todos os lados.
A instalação foi feita pela Câmara Municipal de Vila do Conde, numa pequena praça, semelhante a uma rotunda, dentro de um loteamento, na Rua Cidade de Portalegre, na freguesia de Malta.
As críticas não demoraram e, nas redes sociais, levantaram-se várias vozes de protesto contra uma aparente falta de segurança para as crianças que utilizarem este espaço, que conta ainda com bancos de jardim.
Ao Polígrafo, plataforma online de verificação de factos, a Câmara Municipal de Vila do Conde confirmou que “o espaço em causa não é uma rotunda, mas sim uma praça, de utilização pública e criada no âmbito de um loteamento”.
“É um espaço de lazer, no qual se decidiu instalar equipamentos para pessoas adultas e para crianças, sendo que a área de parque infantil se encontra devidamente vedada, cumprindo com as especificações regulamentares”, disse a Câmara Municipal de Vila do Conde.
A Câmara Municipal de Vila do Conde reconheceu, também, que “circulam carros, mas não em sentido circular”.
Sandra Nascimento, presidente da Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI), aponta que foram tidos cuidados por parte da Câmara Municipal de Vila do Conde para “vedar” o espaço, mas salienta que não foi tido em conta a “necessidade de este tipo de espaços estarem o mais afastados possível de locais onde exista trânsito e de ser essencial a facilidade de acesso aos mesmos, através de passadeiras, por exemplo”.
Sandra Nascimento diz que o parque “não tem sombras e é cimentado”, vincando que “o espaço não é convidativo”.
Segundo a Plataforma dos Concursos Públicos, a requalificação do largo na rua Cidade de Portalegre – Urbanização da Gândara, na freguesia de Malta, em Vila do Conde, custou 19.700,00 euros.