Última hora

Pescadores e Câmaras de Vila do Conde e Póvoa de Varzim homenageadas pelas Forças Armadas

4 Dezembro 2019
Pescadores e Câmaras de Vila do Conde e Póvoa de Varzim homenageadas pelas Forças Armadas
Local
0

A Igreja Paroquial do Nosso Senhor dos Navegantes recebeu o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA), Almirante António Silva Ribeiro, que promoveu uma cerimónia de homenagem e agradecimento às comunidades piscatórias locais de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim.
O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas referiu que “a homenagem é extensiva aos seus pescadores, às suas famílias, às suas mulheres e às suas associações, pelo contributo para Portugal e para a nossa identidade nacional”.
Este simbólico reconhecimento foi feito na pessoa do Mestre José Festas, fundador e presidente da Associação Pró-Maior Segurança do Homens do Mar (APMSHM), e na pessoa da Dona Maria do Desterro, em representação das Mulheres destas comunidades piscatórias.
Durante a cerimónia de homenagem às comunidades piscatórias locais foram, ainda, distinguidos pelo Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA), Almirante António Silva Ribeiro, os Presidentes das Câmaras Municipais de Vila do Conde e Póvoa de Varzim, Elisa Ferraz e Aires Pereira, respetivamente, por todo o apoio dado em 2017, aquando das comemorações do Dia da Marinha.
A Eucaristia foi celebrada pelo Pároco das Caxinas, Monsenhor Domingos Ferreira de Araújo, que também recebeu palavras elogiosas do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA), Almirante António Silva Ribeiro, pela cedência da Igreja no Dia da Marinha.
Outra das razões destacada pelo Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA), Almirante António Silva Ribeiro, para esta deslocação a Vila do Conde foi a de regularizar “uma dívida de gratidão que tenho há dois anos para com os pescadores, as suas famílias e as associações da comunidade local”, relativamente ao Dia da Marinha, “pelo extraordinário acolhimento que nos proporcionaram ”.