Última hora

PAN defende “estudo de carga” para Reserva Ornitológica de Mindelo em Vila do Conde

18 Dezembro 2019
PAN defende “estudo de carga” para Reserva Ornitológica de Mindelo em Vila do Conde
Local
0

O PAN (Pessoas Animais Natureza) defendeu a execução de um “estudo de carga que avalie a pegada ecológica de atividades turísticas, de lazer ou desportivas” na Reserva Ornitológica de Mindelo, em Vila do Conde.
A proposta do PAN (Pessoas Animais Natureza) foi submetida no âmbito da discussão pública do Regulamento de Gestão da Paisagem Protegida Regional do Litoral de Vila do Conde e Reserva Ornitológica de Mindelo (PPRLVCROM), que se desenrolou em novembro.
“A área deve ser visitada para enriquecimento do conhecimento científico e natural, mas sempre com acesso limitado de forma a não ultrapassar a capacidade de carga que a área pode suportar e respeitando as épocas e áreas de nidificação que não devem ser perturbadas”, defendeu João Paulo Alves, da concelhia do PAN (Pessoas Animais Natureza) de Vila do Conde.
Além desta proposta, o PAN (Pessoas Animais Natureza) defendeu, também, “a inclusão do ‘Núcleo FAPAS Salvar a ROM’ no Conselho Consultivo” considerando que esta associação “tem sido um movimento importante e coeso na preservação da Reserva Ornitológica de Mindelo”.
O partido sugeriu, ainda, a inclusão, no mesmo órgão consultivo, “da Associação de Proprietários de terrenos da ROM que se encontra a ser criada”, e apontou que a figura de um presidente do Conselho Diretivo “não faz qualquer sentido”.
“Acumulará poderes excessivos e desaconselháveis para a gestão de uma área protegida. Para o PAN, o órgão representante da Paisagem Protegida Regional deve ser o Conselho Diretivo, sendo este nomeado pelo órgão do Conselho Consultivo, com vista à pluralidade, isenção e independência na tomada de decisão”.
João Paulo Alves, líder do PAN (Pessoas Animais Natureza) de Vila do Conde, mostrou-se favorável à existência de um regulamento que tutele a Regulamento de Gestão da Paisagem Protegida Regional do Litoral de Vila do Conde e Reserva Ornitológica de Mindelo (PPRLVCROM), mas pretende que o documento “proteja efetivamente a área, promovendo a sua preservação, manutenção e salvaguarda da sua vasta riqueza em fauna flora, principal razão da sua existência e classificação”.