Última hora

Organização ambientalista FAPAS critica “excessiva” poda de árvores em Vila do Conde

18 Dezembro 2019
Organização ambientalista FAPAS critica “excessiva” poda de árvores em Vila do Conde
Local
0

O Fundo para a Proteção dos Animais Selvagens (FAPAS) vai esta quarta feira promover uma ação de sensibilização sobre o que considera ser uma “excessiva poda das árvores em Vila do Conde”.
A iniciativa, organizada pelo núcleo de Mindelo, freguesia de Vila do Conde, desta organização ambientalista, pretende fazer um alerta para o que considera ser um “ato impensado e totalmente despropositado” da Câmara Municipal local, na intervenção feita nas árvores ornamentais da cidade.
O Fundo para a Proteção dos Animais Selvagens (FAPAS) considera que a decisão da autarquia “até seria aceitável desde que fosse executada de acordo com os procedimentos corretos e que não expusesse as árvores a um stress desnecessário e nocivo para a sua saúde”, mas notou que na Avenida Júlio Graça, uma das principais artérias da cidade, o que aconteceu foi “a quase total remoção da copa [das árvores]”.
“Atendendo a que não terá havido, pelo menos do conhecimento público, um estudo fitossanitário e de segurança das árvores que fundamentasse os cortes radicais que estão a acontecer na cidade, tudo leva a crer que se praticou, mais uma vez, um ato impensado e totalmente despropositado, assim como inteiramente desprovido de competências técnicas”, pode ler-se num comunicado enviado pelo Fundo para a Proteção dos Animais Selvagens (FAPAS).
O Fundo para a Proteção dos Animais Selvagens (FAPAS) imputa as responsabilidades da ação à Câmara Municipal, considerando que “o executivo não lida bem com a defesa dos interesses naturais e de saúde ambiental de Vila do Conde”.
Para alertar para a situação, o Fundo para a Proteção dos Animais Selvagens (FAPAS) convidou a população para uma “ação que visa sensibilizar e informar”, que se realiza quarta feira 18 de dezembro, às 18 horas, na avenida Júlio Graça, no centro da cidade de Vila do Conde.