Última hora

Desenhos do escritor José Régio reunidos em catálogo inédito apresentado em Vila do Conde

9 Dezembro 2019
Desenhos do escritor José Régio reunidos em catálogo inédito apresentado em Vila do Conde
Cultura
0

O catálogo da exposição “[Re]visitações à Torre de Marfim”, sobre obra de José Régio, foi lançado sábado, em Vila do Conde, sendo um dos pontos altos da evocação dos 50 anos da morte do autor.
O documento, que reúne cerca de 500 imagens, na sua larga maioria inéditas, oriundas de diversas coleções públicas e privadas, contribuiu para um renovado entendimento do lugar do desenho na obra poético-literário de José Régio, natural de Vila do Conde, distrito do Porto.
“É um catálogo de uma extraordinária qualidade, que perpetuará para sempre o escritor, mas também sua veia artística no desenho, que não é tão conhecida”, começou por explicar Elisa Ferraz, presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde.
A autarca, que enalteceu “mais uma merecida homenagem a um grande vulto da cultura portuguesa e de Vila do Conde”, lembrou que “José Régio ilustrava muitos dos seus poemas com desenhos”, que podem ser contemplados na exposição que está no Centro de Memória de Vila do Conde, e que seguirá para Galeria de S. Sebastião, em Portalegre, cidade o autor viveu vários anos.
“Quisemos, também nesta exposição, cruzar os trabalhos de José Régio, com os do seu irmão, Júlio Maria, percebendo que têm muitas semelhanças nos traços, mas sobretudo divulgar esta parte plástica pouco divulgada de José Régio”, completou Elisa Ferraz.
O catálogo, que conta com os contributos de José Carlos Pereira, Luís Adriano Carlos, Bernardo Pinto de Almeida, Laura Castro e de Rui Maia, curador da exposição, é um dos mais importantes pontos do vasto programa de evocação da vida e obra de José Régio, se prolonga no próximo ano, com o objetivo de ampliar o reconhecimento público da vida e obra do autor.
O projeto de evocação dos 50 Anos da morte de José Régio nasceu da cooperação de várias entidades públicas, com as Câmaras Municipais de Vila de Conde, de Coimbra e de Portalegre, o Ministério da Cultura e as Direções Regionais da Cultura do Norte, Centro e Alentejo.
A iniciativa pretende potenciar a divulgação e revisitação de uma figura maior da cultura portuguesa, e cativar novos públicos, nomeadamente mais jovens, para descobrirem o legado deixado pelo autor.
José Régio, poeta, novelista, dramaturgo e ensaísta, que teve, também, uma vincada intervenção política e dedicação ao ensino e colecionismo, nasceu em Vila do Conde, a 17 de setembro de 1901, e depois de vários anos a viver em Portalegre, regressou à sua cidade natal, onde faleceu, em 1969, com 68 anos.