Última hora

Câmara Municipal de Vila do Conde anuncia atualização de 0,66% no tarifário da água

9 Dezembro 2019
Câmara Municipal de Vila do Conde anuncia atualização de 0,66% no tarifário da água
Local
0

A Câmara Municipal de Vila do Conde anunciou uma atualização de 0,66% no tarifário de abastecimento de água aos munícipes, que, segundo a autarquia, é o “aumento anual mais baixo de sempre da história da concessão”.
Desde 2009 que o sistema de abastecimento de água neste município, Vila do Conde, está concessionado à empresa Indaqua, num contrato de 40 anos, que recentemente foi alvo de um processo negocial para impedir aumentos avultados aos consumidores.
“Este é o resultado da alteração da fórmula de cálculo, que faz parte do contrato de concessão, que foi revista aquando do 3.º aditamento, firmado entre a câmara municipal e a empresa concessionária, por forma a que os vilacondenses, ao contrário do que anteriormente acontecia, não sejam injustamente penalizados com aumentos significativos”, explicou a Câmara Municipal de Vila do Conde em comunicado.
No mesmo texto, a Câmara Municipal de Vila do Conde considera que a atualização de 0,66% no tarifário de abastecimento de água e águas residuais para 2020, fica dentro de “valores perfeitamente razoáveis e nos objetivos que estiveram presentes no recente processo negocial com a Indaqua”.
A Indaqua, empresa que gere as redes de água e saneamento de Fafe, Santo Tirso, Trofa, Santa Maria da Feira, Matosinhos, Vila do Conde e Oliveira de Azeméis, serve um universo populacional de 600.000 habitantes.
“A Indaqua é o maior operador privado português, no que diz respeito ao universo das concessões municipais de água. Possui o controlo direto das suas empresas concessionárias, com uma participação social nunca inferior a 97% e assume-se ainda como parceira dos Municípios, nas empresas Municipais através de parcerias público-privadas”, pode ler-se no sítio da Internet da empresa de gestão de água.