Última hora

Vila Nova de Famalicão quer desenvolver setor do Turismo Industrial como “produto diferenciador”

29 Novembro 2019
Vila Nova de Famalicão quer desenvolver setor do Turismo Industrial como “produto diferenciador”
Economia
0

A Câmara de Vila Nova de Famalicão quer desenvolver o setor do Turismo Industrial, apresentado como um “produto diferenciador”, com o objetivo de “promover e valorizar” a dinâmica de industrialização do território e desenvolver “experiências únicas”.
O projeto assenta, segundo divulgou a autarquia, “no aproveitamento das potencialidades turísticas no setor, na preservação do património industrial, no envolvimento da indústria em atividade, e do desenvolvimento tecnológico industrial”, dividindo-se em Património Industrial, Indústria Viva, Centro de Investigação e Desenvolvimento e Enoturismo.
O eixo estratégico “Turismo Industrial e de Negócios”, que emerge da Estratégia de Desenvolvimento Famalicão Turismo 2020, prioriza ainda a “cooperação com outras Entidades e Organizações, locais, regionais e nacionais, públicas e privadas, na consolidação de Famalicão como um destino turístico reconhecido em domínios específicos e em nichos de mercado identificados”.
Desta forma, explica a autarquia, “foi reconhecida a valia do projeto designado por Rede Portuguesa de Turismo Industrial – RPTI”, concebido pelos municípios de Famalicão, São João da Madeira, Vale de Cambra, Vila do Conde, Santa Maria da Feira e Santo Tirso, sendo que deste reconhecimento obtido “decorrerá a concretização do projeto Rede Portuguesa de Turismo Industrial – RPTI, cuja candidatura foi apresentada ao programa ‘RegFin’ do Turismo de Portugal”.
Quanto ao território famalicense, na área do Património Industrial a autarquia destaca “a preservação do património que surgiu no processo de industrialização a nível local, nacional e internacional”, que resulta na existência de três museus que divulgam o legado industrial: o Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave, o Museu do Automóvel e o Museu Nacional Ferroviário – Núcleo de Lousado.
Na área da Indústria Viva, realça o texto, “Famalicão é fortemente conhecido pela sua dinâmica industrial”, sendo que a visita a empresas em atividade é a “oportunidade de conhecer a realidade das indústrias, de descobrir como se produzem os tecidos e como se fabricam as peças de vestuário, o chocolate e os vinhos”, fazendo parte do roteiro a Empresa Têxtil Nortenha, a Troficolor e Fábrica de Chocolates – Casa Grande.
Quanto ao Centro de Investigação e Desenvolvimento, a “instituição de referência nacional e internacional” está ligada à Inovação e Desenvolvimento Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário, consubstanciada no CITEVE.
No Enoturismo, a autarquia quer “o método de produção de ‘Verdes de Eleição’, produzidos na sub-Região do Ave, que integra a Região Demarcada dos Vinhos Verdes”.
Esta atividade turística convida a conhecer as características da maior Região Demarcada Portuguesa, as suas castas, o processo de produção, a degustação dos seus vinhos e, numa experiência de harmonização, produtos regionais selecionados, estando disponíveis visitas à Casa de Compostela, Vinhos Castro, Adega Casa da Torre e Casal de Ventozela.