Última hora

Vila do Conde e Póvoa de Varzim em risco de ficarem inundadas até 2050 segundo cientistas

7 Novembro 2019
Vila do Conde e Póvoa de Varzim em risco de ficarem inundadas até 2050 segundo cientistas
Local
0

Vila do Conde e Póvoa de Varzim são dois dos territórios portugueses em risco de ficarem inundados até 2050.
Pelo menos é o que diz um estudo publicado na revista científica “Nature Communications”, que assegura que os habitantes de zonas costeiras no mundo todo podem estar ameaçados pela subida do nível do mar.
Desde 2006 que o nível das águas sobe em média cerca de quatro milímetros por ano, uma cifra que pode ser multiplicada por 100 se as emissões de gases com efeito de estufa continuarem inalteradas.
Em Portugal, as outras zonas em risco são: Viana do Castelo, Esposende, Fão, Apúlia, Matosinhos, Espinho, Esmoriz, Ovar, Torreira, Aveiro, São Martinho do Porto, Caldas da Rainha, Alcobaça, Figueira da Foz, Montemor-o-Velho, cidades contíguas ao Estuário do Tejo como Lisboa, Vila Franca de Xira, Carregado, Montijo, Moita, Azambuja, Benavente, Alcochete, e zonas da costa algarvia.
O estudo estima que em todo o mundo vão ser 300 milhões de pessoas afetadas, sendo que um dos detalhes mais impressionantes é que parece ser já tarde para que o que fazemos hoje mude alguma coisa daqui a 20 ou 30 anos.
A Ásia, diz um estudo publicado na revista científica “Nature Communications”, é indicada como o continente mais afectado, com primazia para seis países: China, Bangladesh, Índia, Vietname, Indonésia e Tailândia.
“As comunidades humanas concentram-se de forma desproporcionada nas zonas muito baixas da costa. Até agora, acreditava-se que só 65 milhões viviam nessas zonas; com base em dados mais precisos, o estudo aponta para 250 milhões, ou seja, quase o quádruplo”, diz Benjamin Strauss, presidente e CEO da Climate Central, uma organização não-governamental, citado pelo Executive Digest.