Última hora

Santo Tirso recebe unidade de montagem de aviões da Stelia Aerospace do Grupo Airbus

7 Novembro 2019
Santo Tirso recebe unidade de montagem de aviões da Stelia Aerospace do Grupo Airbus
Economia
0

A empresa Stelia Aerospace, do Grupo Airbus, está a investir 40 milhões de euros na construção de uma nova fábrica em Santo Tirso, na Zona Industrial da Ermida, numa área de 72 mil metros quadrados. A notícia foi avançada pela Câmara de Santo Tirso, que considera ser “um dos maiores e mais importantes investimentos de sempre no concelho”.
Em comunicado, a empresa francesa, com sede em Toulouse, refere que “a abertura desta nova linha de montagem em Santo Tirso, “completará e reforçará a sua configuração industrial (5 unidades, 2 subsidiárias em França, 2 subsidiárias em Marrocos, 1 na Tunísia e 2 na América do Norte)”.
Além disso, “esta nova unidade desenvolverá as atividades de assemblagem de subconjuntos de estruturas aeronáuticas, as quais serão depois exportadas para as unidades da Stelia Aerospace de Méaulte e Rochefort, em França, para aí serem integradas. A atividade começará no final deste ano e aumentará progressivamente para atingir a velocidade cruzeiro até 2023”.
Até 2021 espera-se que a nova fábrica, dedicada à assemblagem de estruturas para a parte dianteira dos aviões, esteja operacional.
O CEO da Stelia Aerospace, Cédric Gautier, justifica a criação da nova unidade como um investimento que “faz parte integral da estratégia de optimização industrial (…), para aumentar o desempenho e desenvolver a competitividade global da empresa”.
A Stelia Aerospace projeta e fabrica as secções de fuselagem dianteiras para todo o grupo Airbus. Produz também as secções de fuselagem e subconjuntos específicos para Airbus, asas totalmente equipadas para ATR, fuselagens centrais totalmente equipadas para o avião Global 7500 da Bombardier e componentes complexos das aeroestruturas metálicas e em compósito para a Boeing, Bombardier, Embraer e Northrop-Grumman.
Alberto Costa, presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, acredita que com este investimento na região, também “outras empresas do cluster industrial se juntem”. O autarca aponta ainda que a nova fábrica da Stelia Aerospace é considerada Projecto de Interesse Municipal, e como tal irá beneficiar de redução de taxas, licenças e impostos.
“É este o caminho que temos percorrido com todas os novos investimentos no nosso Município. Só na Zona Empresarial da Ermida, nos últimos cinco anos, já tivemos um investimento na ordem dos 175 milhões”, explica Alberto Costa, acrescentando que também investiram “3,6 milhões de euros naquela zona empresarial, quer ao nível de acessibilidades, quer ao nível de infraestruturas”.