Última hora

Nova Arena da Póvoa de Varzim vai custar 9,5ME e substituir antiga Praça de Touros da cidade

5 Novembro 2019
Nova Arena da Póvoa de Varzim vai custar 9,5ME e substituir antiga Praça de Touros da cidade
Local
0

A Câmara da Póvoa de Varzim aprovou a abertura do concurso público para a construção da nova Arena que vai ser edificada no local da atual Praça de Touros da cidade.
O novo equipamento, que tem um custo estimado de 9,5 milhões de euros, e vai ser uma das mais caras obras públicas feitas na cidade da Póvoa de Varzim, vai funcionar como um espaço multiusos para eventos culturais e desportivos com capacidade para cerca de três mil pessoas.
A nova arena vai ser construída no local onde, atualmente, existe a Praça de Touros da cidade, que, entretanto, vai ser demolida, e deixar de ter o seu propósito inicial.
“Os técnicos de engenharia, depois de avaliarem as condições infraestruturais, chegaram à conclusão que não era possível manter o edifício atual para as intervenções que pretendíamos. Isso levou a um conjunto de oportunidades, nomeadamente na construção de uma cave, que vai permitir albergar todos os serviços e libertar o rés-do-chão para espaços comerciais”, explicou Aires Pereira, presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.
A construção da nova arena está prevista arrancar em abril de 2020, tendo um prazo de execução de dois anos, sendo que o concurso público da empreitada será dividido em duas partes.
“A primeira fase é para qualificar, com os critérios que estão definidos no caderno de encargos, de ordem financeira e técnica, as empresas que tenham já feito obras semelhantes. Depois, na fase seguinte, vão estar apenas as empresas que cumprirem os critérios da fase anterior”, explicou o presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.
Aires Pereira confessou “não ter memória de um concurso de empreitada com esta dimensão na cidade” e apontou que a nova arena vai estar “no centro da nova alameda que será construída na parte norte da Póvoa de Varzim”.